Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7097
Tipo de Documento: Monografia
Título: Análise comparativa do uso e configuração das praças da área central de Aracaju-SE: 1855 a 2015
Autor(es): Magalhães, Pollyanna Medeiros de
Data do documento: 16-Mai-2016
Orientador: Kohler, Raquel
Resumo: As praças, ao longo dos tempos, são um espaço público de grande importância no cotidiano urbano (DE ANGELIS et al., 2005). Elas, historicamente, sempre tiveram notável função para o desenvolvimento das cidades, e na atualidade apresentam grande valor no tecido urbano, no que diz respeito ao lazer, esporte, cultura, socialização, paisagismo e conforto ambiental. O objetivo geral deste trabalho foi realizar uma análise no período de 1855 a 2015 das praças localizadas na área central de Aracaju, Sergipe. A partir da caracterização dos espaços públicos; do entendimento da praça pública e seus conceitos; do processo de origem e evolução da praça; da observação do papel das praças nas cidades brasileiras; do levantamento de dados documentais que caracterizam as transformações espaciais que ocorreram nessas praças ao longo da história local; do processo de formação e evolução da cidade de Aracaju. As variáveis escolhidas para análise foram fundamentadas em Demattê (1999), Lira Filho (2002; 2003) e Depavê (s.d.). Foram elaborados quadros de cinco praças da região, sendo elas as seguintes: Praça Camerino, Praça Fausto Cardoso, Praça Almirante Barroso, Praça Olímpio Campos e Praça General Valadão; visando uma correlação entre as transformações morfológicas, paisagísticas, de uso e de configuração dessas praças desde a configuração inicial destes espaços até a atualidade. A tabulação das informações obtidas foi realizada sob dois aspectos: o primeiro, correlacionando os dados num mesmo recorte temporal, e o segundo, compilando os dados gerados num quadro síntese configurado por aspectos gerais observados em cada época. Em seguida foi possível indicar, a partir da teoria estudada, quais os momentos históricos, políticos, econômicos e sociais influenciaram estas mudanças, quando aconteceram e porque aconteceram.
Palavras-chave: Arquitetura
Aracaju (SE)
Praças
Espaços públicos
Planejamento urbano
Arquitetura paisagística
Análise comparativa
área CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DAU - Departamento de Arquitetura e Urbanismo – Laranjeiras - Presencial
Citação: MAGALHÃES, Pollyanna Medeiros de. Análise comparativa do uso e configuração das praças da área central de Aracaju-SE: 1855 a 2015. 2016. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo)- Departamento de Arquitetura e Urbanismo, Campus de Laranjeiras, Universidade Federal de Sergipe, Laranjeiras, 2016.
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/7097
Aparece nas coleções:Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pollyanna_Medeiros_Magalhães.pdf2,8 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.