Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7124
Tipo de Documento: Artigo
Título: Possibilidades para a inserção da educação ambiental na formação docente
Título(s) alternativo(s): Possibilities for the integration of environmental education in teacher training
Autor(es): Vasconcelos, Carlos Alberto de
Data do documento: Ago-2017
Resumo: Discutir formação de professores envolve, dentre outras questões, a socioambiental. A temática ambiental no processo educativo oferece expressividade na sociedade e desafios da formação de professores para o século XXI, desencadeando posturas e atuações mediante as dificuldades socioambientais tanto em nível temático quanto metodológico. Com essa acepção, este artigo trata e aponta propostas alternativas para inserção da educação ambiental nos cursos de formação de professores. É um trabalho de cunho bibliográfico, baseado em documentos oficiais, pesquisas desenvolvidas, além de observação e experiências. De antemão, pode-se induzir que a inserção da educação ambiental é mais adequada se desenvolvida de forma interdisciplinar também no ensino superior; há divergências no entendimento parcial da Política Nacional de Educação Ambiental quanto à operacionalização da educação; traçar políticas que contemplem a participação de professores em cursos voltados para a temática, elaboração e implementação de projetos e programas em educação ambiental. Exigem-se processos específicos de formação inicial, que devem ser implantados nos cursos de licenciatura, especificamente no currículo.
Abstract: Discuss teacher training involves, among other issues, the environmental social. The environmental theme in the educational process provides expressiveness in society and challenges of training teachers for the twenty-first century, unchaining postures and actions by social and environmental problems both in thematic and methodological. With this understanding, this essay handle and points out alternative proposals for inclusion of environmental education in teacher training courses. It is a work of bibliographic nature, based on official documents, researches developed, beyond observation and experience. Beforehand, can lead to the inclusion of environmental education is more appropriate if developed in an interdisciplinary manner also in Higher Education; there are differences in partial understanding of the National Environmental Education, as the operationalization of Education; designing policies that possibility the participation of teachers in courses focusing on the theme, design and implementation of projects and programs in environmental education. Demand specific processes of initial training should be implemented in undergraduate programs, specifically in the curriculum.
Palavras-chave: Educação ambiental
Formação de professores
Inserção curricular
Environmental education
Training of teachers
Curricular integration
ISSN: 2238-0302
Parte de : Revista Espaço Pedagógico
Idioma: por
Instituição/Editora: Universidade de Passo Fundo
Citação: VASCONCELOS, C. A. de. Possibilidades para a inserção da educação ambiental na formação docente. Revista Espaço Pedagógico, Passo Fundo, v. 24, n. 2, p. 338-352, maio/ago. 2017. Disponível em: <http://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/7418>. Acesso em: 19 dez. 2017.
Licença: Direitos autorais pertencentes aos autores. Disponível em: < http://seer.upf.br/index.php/rep/about/submissions#copyrightNotice>.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7124
Aparece nas coleções:DEDI - Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TICFormacaoProfessores.pdf240,06 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.