Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7187
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: A utilização da internet nas aulas de biologia
Autor(es): Nascimento, Emerson dos Santos
Vasconcelos, Carlos Alberto de
Data do documento: Fev-2017
Resumo: A entrada do século XXI encontrou um fenômeno social curioso em progresso e em muitos locais do mundo: “a revolução tecnológica”, que vem promovendo mudanças na área do conhecimento e que passa a ocupar um lugar central nos processos educativos. A fim de acompanhar a evolução tecnológica profissionais de diversas áreas, dentre os quais, os da educação, devem estar em constante formação, pois o tempo em que vivemos é marcado por transformações apressuradas, o que exige dos educadores uma formação continuada e sólida, capaz de ajudar os alunos na capacidade de pensar criticamente frente às transformações sociais, econômicas e tecnológicas. Com a introdução das tecnologias na educação, em especial a internet, surgem diversas questões associadas ao seu uso em sala de aula. Diante do exposto, objetivamos nessa pesquisa compreender a utilização da internet e suas interfaces pelos professores de Biologia em sala de aula, numa escola da rede estadual de ensino na cidade de Pão de Açúcar/Alagoas. Sendo assim, para seu desenvolvimento, optou-se pela abordagem metodológica qualitativa, com viés no estudo de caso na qual realizou-se entrevistas semiestruturadas com 04 (quatro) professores e observações diretas em sala de aula. Para tanto, foram estudados autores como Dias (2012), Krasilchik (2011), Oliveira e Moreira (2011), os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN, 2010), entre outros, os quais embasaram teoricamente a pesquisa dando maior entendimento as questões elencadas. Assim, comprovou-se que as interfaces representam para os professores uma nova estratégia de ensino e que seu uso dinamiza as aulas despertando nos alunos a criatividade, imaginação e possui às vezes uma linguagem de fácil entendimento. Notou-se também que as potencialidades das interfaces passaram a ser mais exploradas nas aulas, conferindo uma mudança no processo de ensino e aprendizagem e que a usabilidade da internet como instrumento pedagógico permite que o professor vislumbre mudanças significativas na melhoria da qualidade de ensino. Por fim, pode-se afirmar que para a utilização de qualquer recurso é preciso que o professor saiba utilizá-lo. Portanto, é essencial que a ele seja oportunizado capacitação adequada contribuindo de maneira significativa na sua formação inicial e/ou continuada, refletindo na prática docente.
Palavras-chave: Internet
Interfaces
Ensino de biologia
ISSN: 2446-7022
Parte de : IV Encontro Alagoano de Ensino de Ciências e Matemática
Idioma: por
Instituição/Editora: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Citação: NASCIMENTO, E. dos S.; VASCONCELOS, C. A. de. A utilização da internet nas aulas de biologia. In: ENCONTRO ALAGOANO DE ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA, 4., 2017, Maceió. Anais eletrônicos... Maceió: Universidade Federal de Alagoas, 2017. Disponível em: <http://eventos.ufal.br/anais-do-iv-eecm/blog/anais-do-iv-eecm>. Acesso em: 09 jan. 2018.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7187
Aparece nas coleções:DEDI - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
UtilizacaoInternetAulasBiologia.pdf412,78 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.