Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7216
Document Type: Monografia
Title: Proposta de alojamento estudantil para o Campus de Laranjeiras
Authors: Rosa, Joana Leonor de Moura
Issue Date: 26-Sep-2014
Advisor: Corato, Aline Coelho Sanches
Resumo : Este trabalho visa propor o projeto de uma edificação no centro histórico tombado da cidade de Laranjeiras, cuja função é abrigar alunos que vão ter a singular e compassiva experiência da vida universitária no campus das artes da Universidade Federal de Sergipe de forma plena, ao terem a oportunidade de habituar-se a cidade por completo. Neste trabalho é discutido, além da proposta de uma Residência Universitária, a importância da universidade, o valor histórico da cidade de Laranjeiras, e a ocasião oportuna de vivenciar a experiência acadêmica dentro de uma cidade histórica. A ruína conhecida como Antigo Cine-Teatro Íris, localizada no calçadão da Rua Getúlio Vargas foi escolhida como ponto de intervenção e ocupação da proposta aqui apresentada, devido seu valor histórico e cultural, sua proximidade a universidade e ao comércio local. O tipo de casa urbana do Brasil colônia serviu de inspiração na concepção de projeto, no que diz respeito ao modo de ocupar o lote, mantendo assim a relação de unidade volumétrica com as edificações vizinhas. Procurou-se entender a ruína, que teve seu auge no século XIX, como parte da memória coletiva da população e da cidade, determinando-a como expressão artística de uma determinada época e que deve ser conservada em seu estado atual. Entender e pôr em prática a relação entre o contemporâneo e o antigo foi imprescindível na busca por uma solução projetual, no qual as diferenças entre a intervenção e a ruína ficassem claras por toda a edificação. Este trabalho não diz respeito a uma investigação da ruína, sendo somente uma compreensão da sua importância no local em que está inserida. Visto que a expansão da universidade é uma realidade eminente para a consolidação da instituição acadêmica na cidade de Laranjeiras, propostas como essa se tornam necessárias, pois além de ocupar os vazios do centro histórico tombado, dão um novo uso a edificações em processo de arruinamento.
Abstract: This work propose the project of a student house for the students of Universidade Federal de Sergipe that study in the art campus in the historic center of Laranjeiras city . In this work besides the Project proprosal we have a discussiom about the value of the University , the historic value of Laranjeiras city and the oportunity the students have of studying in this incredible city. The site chosen for this proposal is located in Getúlio Vargas street and is know as the olg Cine-Teatro íris, this place was cosen because of it’s proximity with the campus and the local comerce and has a lot of cultural and historical values. It was searched to understand the old building as na expression of the pasts culture na artistic moments. Known that the expasion of the university is a reality this work becomes and many other in teh historical city of Laranjeiras are necessary to consolidate the campus and make use of unoccupied buildings in town.
Keywords: Arquitetura
Laranjeiras (SE)
Patrimônio cultural
Estudantes universitários
Arquitetura de habitação
Habitações para estudantes
Subject CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe
Department: DAU - Departamento de Arquitetura e Urbanismo – Laranjeiras - Presencial
Citation: ROSA, Joana Leonor de Moura. Proposta de alojamento estudantil para o Campus de Laranjeiras. 2014. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo)- Departamento de Arquitetura e Urbanismo, Campus de Laranjeiras, Universidade Federal de Sergipe, Laranjeiras, 2014.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7216
Appears in Collections:Arquitetura e Urbanismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Joana_Leonor_Moura_Rosa.pdf3,08 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.