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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7222
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Ferreira, Tatiana de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2018-01-22T13:25:24Z | - |
dc.date.available | 2018-01-22T13:25:24Z | - |
dc.date.issued | 2014-09-25 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Tatiana de Oliveira. Arquitetura escolar inclusiva: estudo de caso: Colégio Estadual Dom Luciano José Cabral Duarte, Aracaju/SE. 2014. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo)- Departamento de Arquitetura e Urbanismo, Campus de Laranjeiras, Universidade Federal de Sergipe, Laranjeiras, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7222 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.subject | Arquitetura | por |
dc.subject | Aracaju (SE) | por |
dc.subject | Integração social | por |
dc.subject | Espaço (Arquitetura) | por |
dc.subject | Edifícios escolares | por |
dc.subject | Educação especial | por |
dc.subject | Arquitetura inclusiva | por |
dc.subject | Deficientes físicos | por |
dc.subject | Espaços escolares | por |
dc.title | Arquitetura escolar inclusiva : estudo de caso: Colégio Estadual Dom Luciano José Cabral Duarte, Aracaju/SE | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Kohler, Raquel | - |
dc.description.resumo | Este trabalho versa sobre os deficientes e a inclusão desta parcela da sociedade no setor educacional. Com o objetivo de trazer à tona as dificuldades encontradas por deficientes físicos no dia a dia escolar, propõe-se que seja feita uma análise das instituições, e que, a partir do diagnóstico obtido, seja proposto um projeto de intervenção arquitetônica na edificação a fim de atingir a universalidade dos espaços escolares. A fundamentação teórica tratou desde a classificação dos deficientes até a inclusão deles no setor educacional sergipano; além disso foram observadas não só as teorias sobre Arquitetura Inclusiva como também as da Análise de Pós-Ocupação do Espaço para que se tornasse possível a discussão do tema. O estudo de caso deste trabalho foi o Colégio Estadual Dom Luciano José Cabral Duarte e, para desenvolver a análise da instituição, aplicou-se um Checklist previamente organizado, com bases nas instruções da NBR 9050. Então, a partir do diagnóstico encontrado propôs-se um projeto de reforma para o Colégio o qual atendesse a necessidade dos alunos com ou sem deficiências físicas. Questões essenciais como a acessibilidade do aluno ao adentrar a instituição, movimentação e mobiliário em sala de aula, circulações e o acesso a pavimentos superiores deveriam ser tratadas. Por fim, observou-se que a pessoa deficiente, mesmo tendo sua vaga garantida por meio de cotas no Ensino Superior, não conseguiu sequer ter acesso à educação básica, pois falta-lhe não só a estrutura pedagógica como também a física. | pt_BR |
dc.publisher.department | DAU - Departamento de Arquitetura e Urbanismo – Laranjeiras - Presencial | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO | pt_BR |
dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe | pt_BR |
dc.description.local | Laranjeiras, SE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Arquitetura e Urbanismo |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Tatiana_Oliveira_Ferreira.pdf | 11,79 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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