Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7237
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAraújo, Marley Rosana Melo de-
dc.date.accessioned2018-01-24T18:36:24Z-
dc.date.available2018-01-24T18:36:24Z-
dc.date.issued2006-08-
dc.identifier.citationARAÚJO, M. R. M. de. Exclusão social e responsabilidade social empresarial. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 11, n. 2, p. 417-426, maio/ago. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722006000200021>. Acesso em: 24 jan. 2018.pt_BR
dc.identifier.issn1807-0329-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7237-
dc.description.abstractSocial Responsibility in Business is one of the new phenomena of market, precipitate by the economy globalization. Along the historical cycles, the company was successively directed to results/product, to the market and to the customer. Nowadays the company is guided towards the social. Corporate actions, in social responsibility, are fruit of a historical moment, and assist to the market needs for a capitalist production system. Although there are exceptions, usually, the social responsibility emerges as a way of turning social obstacles into businesses opportunities, which are used as marketing strategy, seeking for both, uniqueness in the market and consumption increment. It is necessary to understand the context of its emergence into Brazilian reality. A scenery of historical, political and economical macro-variables that contributed to the appearance of the phenomenon 'Social Responsibility in Business' in the Brazilian market, is presented in this study, thus providing a critical view on the subject.________________________________________________________________________________________________________________________________eng
dc.description.abstractResponsabilidad social empresarial es uno de los nuevos fenómenos de mercado precipitados por la globalización de la economía. A lo largo de los ciclos históricos, tuvimos la empresa orientada sucesivamente para el producto, para el mercado y para el cliente. Ahora vemos la empresa orientada hacia lo social. Acciones corporativas en responsabilidad social son fruto de un momento histórico y atienden a las necesidades de mercado del sistema capitalista de producción. Aunque pueda haber excepciones, responsabilidad social, en general, se presenta como una manera de convertir obstáculos sociales en oportunidad de negocios, usada como estrategia de marketing visando singularización en el mercado e incremento de consumo. Se hace necesario entender el contexto de su advenimiento en la realidad brasileña. Presentamos un cuadro de macrovariables históricas, políticas y económicas que contribuyeron para el surgimiento del fenómeno "Responsabilidad Social Empresarial" en el mercado brasileño, de modo a posibilitar una visión crítica y contextualizada acerca del asunto.spa
dc.languageporpt_BR
dc.publisherDepartamento de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM)pt_BR
dc.relation.ispartofPsicologia em Estudopt_BR
dc.subjectResponsabilidade socialpor
dc.subjectExclusão socialpor
dc.subjectGlobalizaçãopor
dc.subjectSocial responsibilityeng
dc.subjectSocial exclusioneng
dc.subjectGlobalizationeng
dc.subjectResponsabilidad socialspa
dc.subjectExclusión socialspa
dc.subjectGlobalizaciónspa
dc.titleExclusão social e responsabilidade social empresarialpt_BR
dc.title.alternativeSocial exclusion and social responsibility in businesseng
dc.title.alternativeExclusión social y responsabilidad social empresarialspa
dc.typeArtigopt_BR
dc.identifier.licenseCreative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0)pt_BR
dc.description.resumoResponsabilidade social empresarial é um dos novos fenômenos de mercado precipitados pela globalização da economia. Ao longo dos ciclos históricos, tivemos a empresa orientada sucessivamente para o produto, para o mercado e para o cliente. Agora assistimos a empresa orientada para o social. Ações corporativas em responsabilidade social são fruto de um momento histórico e atendem às necessidades mercadológicas do sistema capitalista de produção. Embora possam existir exceções, responsabilidade social, em geral, comparece como uma maneira de converter obstáculos sociais em oportunidade de negócios, usada como estratégia de marketing visando singularização no mercado e incremento de consumo. Faz-se necessário entender o contexto de seu advento na realidade brasileira. Apresentamos um quadro de macrovariáveis históricas, políticas e econômicas que contribuíram para o surgimento do fenômeno "Responsabilidade Social Empresarial" no mercado brasileiro, de forma a possibilitar uma visão crítica e contextualizada sobre o assunto.pt_BR
Aparece nas coleções:DPS - Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ExclusaoSocialResponsabilidadeEmpresarial.pdf87,01 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.