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dc.contributor.authorSousa, Thiago D'avilla Gomes de-
dc.contributor.authorGomes, Marcos Vinícius Teles-
dc.contributor.authorBrito, Marcelo Fulgêncio Guedes de-
dc.date.accessioned2018-02-06T19:47:17Z-
dc.date.available2018-02-06T19:47:17Z-
dc.date.issued2017-06-
dc.identifier.citationSOUSA, T. D. G. de; GOMES, M. V. T.; BRITO, M. F. G. de. A percepção dos pescadores e a educação ambiental como subsídios para a conservação do Baixo São Francisco. Ecologias Humanas, Paulo Afonso, v. 3, n. 3, p. 98-119, jun. 2017. Disponível em: <http://sabeh.org.br/wp-content/uploads/2017/06/Revista-SABEH-Volume-3-n-3-art6.pdf>. Acesso em: 6 fev. 2017.pt_BR
dc.identifier.issn2447-3170-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7326-
dc.description.abstractEtnoichthyology and scientifc information were collected in the Lower São Francisco subsidized environmental education activities with students of the region. Interviewed were made with 20 fshermen through semi-structured questionnaires in the Porto Real do Colégio (AL) and Propriá (SE) municipalities. It was reported that most of the species of commercial native fshes disappeared, and introduced species have become frequent over the years, a fact that occurs after the construction of Xingó hydroelectric power plant. The environmental education activities consisted of lectures about the São Francisco River, visit to the fsh farming and stocking program. Students demonstrated partial knowledge of native fsh, and better related to introduced fshes Tilapia, Tambaqui and Tucunaré. They responded positively to the activities, demonstrating enthusiasm for the content through eminent participation. It is believed that this occurred both the content dealing with local issues such as the development of diferent teaching practices. At the end, some students mentioned that act in the defense of the São Francisco River. These results emphasize the importance of interdisciplinary actions of this nature, as it enables interactivity, knowledge exchange between areas and stimuli for the formation of environmental awareness and citizen.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherSociedade Brasileira de Ecologia Humanapt_BR
dc.relation.ispartofEcologias Humanas: revista da Sociedade Brasileira de Ecologia Humanapt_BR
dc.subjectBiologiapor
dc.subjectEcologiapor
dc.subjectEtnoictiologiapor
dc.subjectPesca artesanalpor
dc.subjectImpactos ambientaispor
dc.subjectBarragenspor
dc.subjectRio São Franciscopor
dc.subjectEthnoicthyologypor
dc.subjectArtisanal fisheriespor
dc.subjectEnvironmental impactspor
dc.subjectDamspor
dc.subjectSão Francisco Riverpor
dc.titleA percepção dos pescadores e a educação ambiental como subsídios para a conservação do Baixo São Franciscopt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor.pt_BR
dc.description.resumoInformações etnoictiológicas e científcas coletadas no Baixo São Francisco subsidiaram atividades de Educação Ambiental junto a estudantes da região. Foram entrevistados 20 pescadores por meio de questionários semiestruturados nos municípios de Porto Real do Colégio (AL) e Propriá (SE). Foi relatado que boa parte das espécies de peixes nativos comerciais desapareceu e que espécies introduzidas se tornaram frequentes ao longo dos anos, fato observado desde a construção da Usina Hidrelétrica de Xingó. As atividades de Educação Ambiental consistiram em palestras referentes ao rio São Francisco e à ictiofauna, visita à estação de piscicultura e atividade de peixamento. Os estudantes demonstraram conhecimento parcial acerca dos peixes nativos, e maior conhecimento sobre os introduzidos Tilápia, Tambaqui e Tucunaré. Eles responderam positivamente às atividades, demonstrando entusiasmo pelo conteúdo através da eminente participação. Acredita-se que isso ocorreu tanto pelo conteúdo tratar de questões locais – o que lhes permitiu maior contextualização – como ao desenvolvimento de práticas pedagógicas distintas. Ao fnal, alguns alunos mencionaram que gostariam de trabalhar com o meio ambiente e atuar na defesa do rio São Francisco. Esses resultados enfatizam a importância de ações interdisciplinares desta natureza, já que possibilitam interatividade, troca de conhecimento entre áreas e estímulos para a formação da consciência ambiental e cidadã.pt_BR
dc.description.localPaulo Afonso, BApt_BR
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