Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7578
Tipo de Documento: Monografia
Título: Avaliação do consumo de alimentos funcionais em uma unidade hospitalar de alimentação e nutrição na cidade de Aracaju/SE
Autor(es): Pereira, Marcia Amelia Barreto de Cerqueira
Data do documento: 13-Jun-2017
Orientador: Nascimento, Bárbara Melo Santos do
Resumo: O alto índice de morbimortalidade causado por doenças crônicas não transmissíveis têm despertado o interesse da população a buscarem hábitos de vida mais saudáveis com a introdução cada vez mais crescente dos alimentos funcionais. Esta estratégia utilizada para deter o avanço das doenças e melhorar a qualidade de vida dos indivíduos. O estudo caracterizou-se tipo transversal, observacional analítico e descritivo realizado no período de março e abril de 2017. Foi analisado o cardápio do almoço de três semanas pelo método Análise Qualitativa das Preparações do Cardápio. A presença dos alimentos funcionais foi considerada por meio da frequência oferecida nas preparações. O cardápio apresentou aspectos positivos: a oferta de frutas como sobremesa (73,3%) e folhosos (46,6%) respectivamente classificados como regular e ruim. Com relação aos aspectos negativos foi estudado as carnes gordurosas (13,3%), cores iguais (20%), a repetição de técnica de preparação das carnes (6,6%) e os doces (26,6%) ambos considerados como ótimo e bom e, as frituras (40%) como regular. Foi identificada a baixa oferta dos alimentos funcionais no cardápio. Em 40% dos dias avaliados houve frituras para preparação dos pratos proteicos. Desta forma, propõem-se que os aspectos como diminuir a quantidade dos alimentos em conserva e das frituras e aumentar a oferta de vegetais folhosos devem ser melhorados. Destaca-se que a necessidade da introdução de uma alimentação saudável e de alimentos funcionais na dieta de cada indivíduo deve ser contínua, contribuindo na prevenção de doenças e promoção da saúde.
Palavras-chave: Alimentos
Dieta na doença
Nutrição
Promoção da saúde
Análise qualitativa do cardápio
Dieta e nutrição
Promoção da saúde
Alimento funcional
Idioma: por
Sigla da Instituição: UFS
Departamento: DNUTL - Departamento de Nutrição – Lagarto - Presencial
Citação: PEREIRA, Marcia Amelia Barreto de Cerqueira. Avaliação do consumo de alimentos funcionais em uma unidade hospitalar de alimentação e nutrição na cidade de Aracaju/SE. 2017. 1 CD-ROM. Monografia (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal de Sergipe, Lagarto, 2017.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7578
Aparece nas coleções:Nutrição

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARCIA_AMELIA_BARRETO_DE_CERQUEIRA_PEREIRA.pdf741,49 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.