Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7617
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNascimento, Maria Luciney da Silva-
dc.contributor.authorNogueira, Ricardo Jorge da Cunha Costa-
dc.contributor.authorSouza Junior, Armando Araujo de-
dc.date.accessioned2018-03-28T19:44:28Z-
dc.date.available2018-03-28T19:44:28Z-
dc.date.issued2017-12-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, M. L. da S.; NOGUEIRA, R. J. da C. C.; SOUZA JUNIOR, A. A. de. Proposição de uma matriz ponderada para suporte na tomada de decisão aplicada a uma fábrica do setor automobilístico na cidade de Manaus-AM. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DE SERGIPE, 9., 2017, São Cristóvão. Anais eletrônicos... São Cristóvão: DEPRO/UFS, 2017, p. 616-629. Disponível em: <http://simprod.ufs.br/pagina/21037>. Acesso em: 28 mar. 2018.pt_BR
dc.identifier.issn2447-0635-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7617-
dc.description.abstractA decision matrix is a way of making a decision when considering all the criteria of importance, verifying among the alternatives, which best meets the current need. The general objective of this work was to propose a tool to evaluate the importance of the qualitative and quantitative aspects of the decision process, referring to multicriteria problems. The methodological path was developed from the understanding and characterization of the problem; using a weighted matrix and analyzing the data. Regarding the results, it was identified that the current system only meets 41% of the requirements of the process, making it necessary to develop three (3) hypotheses: The expectation was oversized; The system works with a lot of time in the occupational load, guaranteeing to absorb the impact of the absence from quality service and finally other systems are being impacted by the imbalance of these. The conclusion that the work reached was that hypothesis two (2) can be tested through the study of occupational load, and we observed a gap of 50%. It was concluded that the task of dimensioning the occupational load of the equipment, which also belonged to the outsourced company, presented management problems.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherDepartamento de Engenharia de Produção - Universidade Federal de Sergipept_BR
dc.relation.ispartofAnais do IX SIMPRODpt_BR
dc.subjectMatriz ponderadapor
dc.subjectProcesso decisóriopor
dc.subjectMulticritériopor
dc.subjectQuali-quantitativopor
dc.subjectWeighing matrixeng
dc.subjectDecision making processeng
dc.subjectMulticriteriaeng
dc.subjectManauspor
dc.titleProposição de uma matriz ponderada para suporte na tomada de decisão aplicada a uma fábrica do setor automobilístico na cidade de Manaus-AMpt_BR
dc.title.alternativeProposition of a weighing matrix for support in the decision-making applied to a automotive factory in the city of Manaus-AMeng
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editorpt_BR
dc.description.resumoUma matriz de decisão é uma maneira de se tomar uma decisão ao se considerar todos os critérios de importância, verificando dentre as alternativas, a que melhor atende a necessidade em curso. O objetivo geral deste trabalho foi propor uma ferramenta para avaliar a importância dos aspectos quali-quantitativos do processo decisório, referente a problemas que envolvam multicritério. O caminho metodológico foi desenvolvido a partir do entendimento e caracterização do problema; utilizando uma matriz ponderada e analisando os dados. No que tange aos resultados identificou-se que o sistema atual só atende 41% dos requisitos do processo, se fazendo necessário o desenvolvimento de três (3) hipóteses: A expectativa foi superdimensionada; O sistema trabalha com muita folga na carga ocupacional, garantindo absorver o impacto da ausência desde serviço de qualidade e por fim outros sistemas estão sendo impactados pelo desequilíbrio destes. A conclusão que o trabalho alcançou foi que a hipótese dois (2) pode ser testada através do estudo de carga ocupacional, sendo que observamos folga de 50%. Sendo concluído que a tarefa de dimensionar a carga ocupacional dos equipamentos, que também era da empresa terceirizada, apresentava problemas de gestão.pt_BR
dc.publisher.initialsDEPRO/UFSpt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:Anais do IX SIMPROD (2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MatrizPonderadaSetorAutomobilistico.pdf536,62 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.