Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7632
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMendes, Pedro Pessoa-
dc.contributor.authorCavalcante Júnior, José Ribamar-
dc.contributor.authorUrbina, Ligia Maria Soto-
dc.contributor.authorPacheco, Wendell Soares-
dc.date.accessioned2018-04-02T16:45:59Z-
dc.date.available2018-04-02T16:45:59Z-
dc.date.issued2016-09-
dc.identifier.citationMENDES, P. P. et al. Análise do conhecimento crítico na promoção da inovação pelo SEBRAE. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DE SERGIPE, 8., 2016, São Cristóvão. Anais eletrônicos... São Cristóvão: DEPRO/UFS, 2016. p. 192-206. Disponível em: <http://simprod.ufs.br/pagina/20298>. Acesso em: 2 abr. 2018.pt_BR
dc.identifier.issn2447-0635-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7632-
dc.description.abstractThe Brazilian Service of Support for Micro and Small Enterprises (Sebrae) was created to provide technical guidance to small businesses in the area of management and entrepreneurship, unfolding in Brazil in an extensive network of units that make up the SEBRAE System. The objective of this study is to present the diagnosis made in this system with regard to knowledge management practices used to disseminate, safeguard and disseminate existing knowledge in your organization. From a work by SEBRAE with the Brazilian Society of Knowledge Management (SBGC) were presented the main concepts to be adopted in the definition of a national policy for knowledge management. theoretical contributions were rescued on the management of companies that practice for knowledge management are articulated with guidance on improving the performance of its internal processes and focused on better performance of the products and services offered to the customer. Finally, it concluded that a further discussion of critical knowledge of the company is necessary, discussing what are the issues most relevant to small businesses, which are the practices observed in the SEBRAE system in these specific knowledge and which flow to dissemination of knowledge ideal to be adopted.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherDepartamento de Engenharia de Produção - Universidade Federal de Sergipept_BR
dc.relation.ispartofAnais do VIII SIMPRODpt_BR
dc.subjectGestão do conhecimentopor
dc.subjectConhecimento críticopor
dc.subjectPequenos negóciospor
dc.subjectServiço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE)por
dc.subjectKnowledge managementpor
dc.subjectCritical knowledgepor
dc.subjectSmall businesspor
dc.titleAnálise do conhecimento crítico na promoção da inovação pelo SEBRAEpt_BR
dc.title.alternativeCritical analysis of knowledge in promoting innovation by SEBRAEeng
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editorpt_BR
dc.description.resumoO Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequena Empresa (SEBRAE) foi criado para oferecer orientação técnica para pequenos negócios na área de gestão e empreendedorismo, desdobrando-se no território brasileiro em uma extensa rede de Unidades que compõem o Sistema SEBRAE. O objetivo deste trabalho será apresentar o diagnóstico realizado neste sistema no tocante às práticas de Gestão de Conhecimento utilizadas para disseminar, garantir e divulgar os conhecimentos existentes em sua organização. A partir de um trabalho desenvolvido pelo SEBRAE com a Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento (SBGC) foram apresentados os principais conceitos a serem adotados na definição de uma política nacional de gestão do conhecimento. Foram resgatadas contribuições teóricas sobre a gestão das empresas que as práticas relativas a gestão do conhecimento estejam articuladas, com uma orientação na melhoria do desempenho de seus processos internos e focadas na melhor performance dos produtos e serviços ofertados ao cliente. Por último, concluiu-se que é necessário um aprofundamento da discussão dos conhecimentos críticos da empresa, discutindo-se quais são as temáticas de maior relevância para os pequenos negócios, quais são as práticas observadas no Sistema SEBRAE nestes conhecimentos específicos e qual o fluxo para disseminação do conhecimento ideal a ser adotado.pt_BR
dc.publisher.initialsDEPRO/UFSpt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:Anais do VIII SIMPROD (2016)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AnaliseConhecimentoSEBRAE.pdf494,84 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.