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Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: Jogos de empresas como uma ferramenta lúdica no desenvolvimento de habilidades empresariais: um estudo de caso na engenharia de produção da UFAL
Título(s) alternativo(s): Business games as a ludic tool in development of business skills: a case study of production engineering at UFAL
Autor(es): Muniz, Lucas Maciel
Albuquerque, Nicolas Lennick Bomfim
Santos, Sávio Iury Faustino
Data do documento: Set-2016
Resumo: Na expectativa de criar um cenário que possibilite a aproximação da realidade empresarial e industrial que os alunos do curso de Engenharia de Produção terão após o período de formação do curso, com os conceitos estudados nas disciplinas que envolvem a área de gestão, esta pesquisa encontrou nos jogos empresariais uma forma de estreitar a teoria da prática. Deste modo, utilizamos o jogo Imagem e Ação como ferramenta metodológica numa oficina envolvente que abordou conceitos de gestão e empreendedorismo, proporcionando-nos a partir de análises comportamentais e entrevistas coletivas/individuais, resultados que comprovaram a eficácia dos jogos empresariais no processo de ensino-aprendizagem e assim concluir que os jogos de negócios podem ser uma metodologia muito útil na simulação da realidade, fomentando cenários empresariais ao estimular a criatividade empreendedora e gerencial das equipes, de acordo com possíveis situações a serem enfrentadas diariamente nas empresas e industrias, que atuam em um ambiente competitivo e globalizado.
Abstract: This paper aims create an environment that make possible the approach of business and industrial with reality that students of graduate course of production engeeniering will have after graduating process, With these concepts studied on subjects involving management area, this research has found in the business games the way to turn closer theory with practice. In doing so, we are using the Imagem e Ação game as a methodology tool in a engaging workshop wich has addressed business and entrepreneurship concepts, providing us from the behavior analysis and individual/collective interviews, results that prove the efficacy of business games on teaching-learning process and consequently it is concluded that the business games can be a methodology really useful in the simulating of reality, building business sceneries, stimulating the enterprising and managerial creativity of the teams, according to possible situations to be faced daily in companies that act in a competitive atmosphere and in a globalised world.
Palavras-chave: Empreendedorismo
Jogos de empresa
Lúdica
Oficina
Entrepreneurship
Business games
Ludic
Workshop
ISSN: 2447-0635
Parte de : Anais do VIII SIMPROD
Idioma: por
Instituição/Editora: Departamento de Engenharia de Produção - Universidade Federal de Sergipe
Sigla da Instituição: DEPRO/UFS
Citação: MUNIZ, L. M.; ALBUQUERQUE, N. L. B.; SANTOS, S. I. F. Jogos de empresas como uma ferramenta lúdica no desenvolvimento de habilidades empresariais: um estudo de caso na engenharia de produção da UFAL. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DE SERGIPE, 8., 2016, São Cristóvão. Anais eletrônicos... São Cristóvão: DEPRO/UFS, 2016. p. 369-382. Disponível em: <http://simprod.ufs.br/pagina/20298>. Acesso em: 3 abr. 2018.
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7671
Aparece nas coleções:Anais do VIII SIMPROD (2016)

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