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dc.contributor.authorSantos, Gilciane Flávia-
dc.contributor.authorSouza, Flávia Aparecida-
dc.date.accessioned2018-04-11T12:11:55Z-
dc.date.available2018-04-11T12:11:55Z-
dc.date.issued2017-12-
dc.identifier.citationSANTOS, G. F.; SOUZA, F. A. Análise dos métodos de aprendizagem baseada em problemas no curso de Engenharia de Produção em uma faculdade privada de Minas Gerais. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DE SERGIPE, 9., 2017, São Cristóvão. Anais eletrônicos... São Cristóvão: DEPRO/UFS, 2017, p. 166-181. Disponível em: <http://simprod.ufs.br/pagina/21037>. Acesso em: 11 abr. 2018.pt_BR
dc.identifier.issn2447-0635-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7713-
dc.description.abstractIncreasingly the professional has faced with competitiveness and changes in the business market. With that, having a training of excellence is essential. It’s noted a lot of educational institutions using an "archaic" learning method, with no participation or involvement of students. In order to change this panorama, it has been the PBL (Problem-Based Learning), whose aim is to provide for students practical experiences in the learning process, through teamwork activities, problem solving, communication, and so on. Therefore, this paper proposes an analysis of the learning methods and techniques of two disciplines of the Production Engineering course in a private college localized in Minas Gerais. With the analysis it was realized that more than 50% of the students believe that the application of practical activities by the teachers of the engineering course is essential. Related to the disciplines analyzed, it was identified that more than 75% of the students considered at least "good" the activities proposed in the classroom. The activities that are highlighted and had more acceptance for the students were: Jurandir Case, Fun Party Flow Chart and Chocolate Truffle Factory. Only 13% (five) of the students considered that the activities evaluated in this work, no add something to their college degree.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherDepartamento de Engenharia de Produção - Universidade Federal de Sergipept_BR
dc.relation.ispartofAnais do IX SIMPRODpt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemas (ABP)por
dc.subjectEnsino de engenhariapor
dc.subjectEngenharia de produçãopor
dc.subjectProblem-based learning (PBL)eng
dc.subjectEngineering teachingeng
dc.subjectProduction engineeringeng
dc.titleAnálise dos métodos de aprendizagem baseada em problemas no curso de Engenharia de Produção em uma faculdade privada de Minas Geraispt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of problem based learning methods in the Production Engineering course of a private college of Minas Geraiseng
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editorpt_BR
dc.description.resumoCada vez mais o profissional se depara com a competitividade e as mudanças no mercado de trabalho. Com isso, ter uma formação de excelência é essencial. O que muito se vê são instituições de ensino voltadas a um método de aprendizagem “arcaico”, sem participação ou envolvimento do aluno. Para mudar esse panorama, tem-se à ABP (Aprendizagem Baseada em Problemas), cujo objetivo é propiciar aos discentes experiências práticas no processo de aprendizagem, por meio de trabalhos em equipe, resolução de problemas, comunicação, entre outros. Nesse sentido, esse trabalho propõe uma análise dos métodos e técnicas de aprendizagem em duas disciplinas do curso de Engenharia de Produção em uma faculdade privada de Minas Gerais. Com a análise percebeu-se que mais de 50% dos alunos acreditam ser essencial a adoção de atividades mais práticas pelos professores do curso de engenharia. Quanto às disciplinas analisadas, identificou-se que mais de 75% dos alunos consideraram no mínimo “boas” as atividades propostas em sala de aula. As atividades que se destacaram e tiveram mais aceitação dos discentes foram: Caso Jurandir, Fluxograma da Balada e Fábrica de Brigadeiros. Apenas 13% (cinco) dos alunos consideraram não agregar para sua formação as atividades avaliadas nesse trabalho.pt_BR
dc.publisher.initialsDEPRO/UFSpt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
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