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dc.contributor.authorMorais, Suelyn Fabiana Aciole-
dc.contributor.authorSantos, Antonio Carlos de Queiroz-
dc.contributor.authorLisboa, Ainã Pinheiro-
dc.contributor.authorSilva, Daniel Pereira-
dc.contributor.authorVasconcelos, Cleiton Rodrigues de-
dc.date.accessioned2018-04-11T14:12:10Z-
dc.date.available2018-04-11T14:12:10Z-
dc.date.issued2015-10-
dc.identifier.citationMORAIS, S. F. A. et al. Inovação em serviços de saúde: uma contribuição através do ciclo reverso e a escala SERVQUAL. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DE SERGIPE, 7., 2015, São Cristóvão. Anais eletrônicos... São Cristóvão: DEPRO/UFS, 2015, p. 9-21. Disponível em: <http://simprod.ufs.br/pagina/18182>. Acesso em: 11 abr. 2018.pt_BR
dc.identifier.issn2447-0635-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7721-
dc.description.abstractThis paper aims to disseminate the importance of innovation in the health sector as a competitive strategy since the emergence of new technologies is one of the prominent factors in the search for innovation. From this perspective, we present first a literature characterizing the service sector, some dimensions of innovation for the sector under study, and then propose a methodology for evaluating health services that can contribute to innovation and customer satisfaction. Regarding the methodological aspect, we use the literature with a qualitative approach, exploratory. The study also shows the involvement of the innovation by "reverse product cycle" proposed by bars (1986) and the evaluation of the service through SERVQUAL based on the five gaps doss model with a view to contributing to development of the method of a favorable innovation management in health services (be they related to public or private sphere). Given the specificity of the service sector and the dynamics of innovation, considerable emphasis will be given to the customer perspective, compared with the high degree of contact (interface) and immediacy with which it occurs in its provision.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherDepartamento de Engenharia de Produção - Universidade Federal de Sergipept_BR
dc.relation.ispartofAnais do VII SIMPRODpt_BR
dc.subjectServiços de saúdepor
dc.subjectInovaçãopor
dc.subjectCiclo reverso do produtopor
dc.subjectHealth servicespor
dc.subjectInnovationpor
dc.subjectReverse cycle of the productpor
dc.titleInovação em serviços de saúde: uma contribuição através do ciclo reverso e a escala SERVQUALpt_BR
dc.title.alternativeInnovation in health services: the contribution through a reverse cycle and scale SERVQUALeng
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editorpt_BR
dc.description.resumoEste artigo busca difundir a importância da inovação no segmento de saúde como uma estratégia competitiva, uma vez que o surgimento de novas tecnologias é um dos fatores em destaque na busca pela inovação. Nesta perspectiva, apresentamos primeiramente um levantamento bibliográfico caracterizando o setor de serviços, algumas dimensões sobre inovação para o setor em estudo, e em seguida propor uma metodologia de avaliação dos serviços de saúde que possa contribuir para a inovação e satisfação de seus clientes. Quanto ao aspecto metodológico, utilizamos a pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa, de caráter exploratório. O estudo ainda apresenta o envolvimento da inovação através do “Ciclo Reverso do Produto” proposto por Barras (1986) e a avaliação do serviço através da Escala SERVQUAL baseada no modelo dos cinco gaps, tendo em vista a contribuição do método para o desenvolvimento de uma gestão favorável a inovação em serviços de saúde (sejam eles relacionados ao âmbito público ou privado). Diante da especificidade do setor de serviços e a dinamicidade da inovação, considerável notoriedade será dada a perspectiva do cliente, frente ao alto grau de contato (interface) e instantaneidade com que ocorre em sua prestação.pt_BR
dc.publisher.initialsDEPRO/UFSpt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:Anais do VII SIMPROD (2015)
DEPRO - Trabalhos apresentados em eventos

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