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dc.contributor.authorSantana, Maria Cecília Castelo Branco-
dc.contributor.authorMeneses, Thiago Silva Conceição-
dc.contributor.authorNaziazeno, Luiz Felipe Neto-
dc.contributor.authorSantos, Paula Jamile Rocha-
dc.date.accessioned2018-04-11T15:53:37Z-
dc.date.available2018-04-11T15:53:37Z-
dc.date.issued2015-10-
dc.identifier.citationSANTANA, M, C. C. B. et al. Análise do pedido de registro de marca no setor de bebidas alcoólicas (exceto cervejas) através do Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DE SERGIPE, 7., 2015, São Cristóvão. Anais eletrônicos... São Cristóvão: DEPRO/UFS, 2015, p. 46-54. Disponível em: <http://simprod.ufs.br/pagina/18182>. Acesso em: 11 abr. 2018.pt_BR
dc.identifier.issn2447-0635-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7724-
dc.description.abstractThe brand registration is a type of intellectual property protection mode which contributes to the process of innovation in companies when effected with the INPI - National Institute of Industrial Property. The company becomes more visible to the consumer market, and the brand a valuable asset for the same. It is in this context that this study aimed to conduct a diagnosis of the scenario of Brazilian companies in the segment of alcoholic beverages (except beers) who recorded their marks in the National Institute of Industrial Property. The survey results were obtained by recovering the brand records found at the INPI site. After analyzing the data obtained, it was realized that the Southeast region of Brazil stood out in applications for trademark registration with the INPI, specifically the states of São Paulo and Minas Gerais. The Individual Limited Liability Company - ME (Micro Enterprise) and the Cooperatives had the lowest participation in trademark registration requests. Finally, it was found that companies prefer to register the trademark with mixed denomination, being concerned about protecting the brand altogether from naming to logo or imprint, and can differentiate their products from competitors.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherDepartamento de Engenharia de Produção - Universidade Federal de Sergipept_BR
dc.relation.ispartofAnais do VII SIMPRODpt_BR
dc.subjectInovaçãopor
dc.subjectInstituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI)por
dc.subjectMarcapor
dc.subjectBebidas alcoólicaspor
dc.subjectInnovationeng
dc.subjectTrademark registrationeng
dc.subjectAlcoholic beverageseng
dc.titleAnálise do pedido de registro de marca no setor de bebidas alcoólicas (exceto cervejas) através do Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPIpt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of application for registration of alcoholic beverages on the mark industry (except beers) through the National Industrial Property Institute - INPIeng
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editorpt_BR
dc.description.resumoO registro de Marca é um tipo de modalidade de proteção de propriedade intelectual que contribui para o processo de inovação nas empresas quando efetivada junto ao INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial. A empresa torna-se mais visível para o mercado consumidor, sendo a marca um ativo valioso para a mesma. É neste contexto, que presente estudo teve o objetivo de realizar um diagnóstico do cenário das empresas brasileiras do segmento de bebidas alcoólicas (exceto cervejas) que registraram as suas marcas no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Os resultados da pesquisa foram obtidos através da recuperação dos registros de marca consultados no site do INPI. A região Sudeste do Brasil se destacou em pedidos de registro de marca no INPI, mais precisamente os estados de São Paulo e Minas Gerais. A Empresa Individual de Responsabilidade Limitada – ME (Micro Empresa) e as Cooperativas apresentaram as menores participações nos pedidos de registro de marca. Por fim, verificou-se que as empresas preferem registrar a marca com denominação mista, estando preocupados em proteger a marca por completo desde a nomenclatura até o logotipo ou logomarca, além de poder diferenciar seus produtos dos concorrentes.pt_BR
dc.publisher.initialsDEPRO/UFSpt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Appears in Collections:Anais do VII SIMPROD (2015)
DEPRO - Trabalhos apresentados em eventos

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