Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7736
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: Perspectiva dos indicadores de ciência, tecnologia e inovação nas áreas das engenharias
Título(s) alternativo(s): Perspective of science indicators, technology and innovation in the area of engineering
Autor(es): Menezes, Cláudia Cardinale Nunes
Santos, Sergio Menezes dos
Almeida, Cláudio Pessoa de
Silva, Júnior Cézar Neto
Bortoli, Robélius
Data do documento: Out-2015
Resumo: A difusão do conhecimento cientifico e tecnológico, essencial para o desenvolvimento do país, só acontecerá com uma formação de profissionais de qualidade para a demanda que a inovação lhes impõe, fundamental para implementar o desenvolvimento. Em especial a formação nas engenharias, pois este profissional deverá ser capacitado a criar e aplicar conhecimento, promover pesquisa com empresas através do apoio em pesquisa e desenvolvimento (P&D). Foi discutido nesse trabalho os indicadores nacionais na área de formação de recursos humanos das engenharias e sua influência sobre o desenvolvimento tecnológico. Para tanto, recorreu-se a indicadores publicados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e Ministério de Educação e Cultura. Nesta perspectiva, a formação de engenheiros exerce papel fundamental, pois a capacidade intelectual se torna tanto o principal insumo quanto o principal produto da nova economia baseada no conhecimento.
Abstract: The diffusion of scientific and technological knowledge, essential for the development of the country, will only happen with a quality training to the demand that innovation requires them, crucial to implementing development. In particular training in engineering, since these professionals should be able to create and apply knowledge, promote research with companies through support for research and development (R & D). Discussed in this work the national indicators in the training of human resources of engineering and its influence on technological development. To this end, we used the indicators published by the Ministry of Science, Technology and Innovation and Ministry of Education and Culture. In this perspective, the training of engineers plays a fundamental role, as the intellectual capacity becomes both the main raw material as the main product of the new knowledge-based economy.
Palavras-chave: Recursos humanos
Ciência e tecnologia
Engenharia
Inovação tecnológica
Human resources
Science and technology
Engineering
Technological Innovation
ISSN: 2447-0635
Parte de : Anais do VII SIMPROD
Idioma: por
Instituição/Editora: Departamento de Engenharia de Produção - Universidade Federal de Sergipe
Sigla da Instituição: DEPRO/UFS
Citação: MENEZES, C. C. N. Perspectiva dos indicadores de ciência, tecnologia e inovação nas áreas das engenharias. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DE SERGIPE, 7., 2015, São Cristóvão. Anais eletrônicos... São Cristóvão: DEPRO/UFS, 2015, p. 68-79. Disponível em: <http://simprod.ufs.br/pagina/18182>. Acesso em: 12 abr. 2018.
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7736
Aparece nas coleções:Anais do VII SIMPROD (2015)
DEPRO - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IndicadoresTecnologiaInovacaoEngenharias.pdf246,12 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.