Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7751
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorJesus, Edilma Nunes de-
dc.contributor.authorFeitosa, Flávia Regina Sobral-
dc.contributor.authorFontes, Andréia Reis-
dc.contributor.authorSilva, Haiane Pessoa da-
dc.date.accessioned2018-04-13T14:21:13Z-
dc.date.available2018-04-13T14:21:13Z-
dc.date.issued2015-10-
dc.identifier.citationJESUS, E. N. de et al. Agenda 21 escolar & a construção de espaços sustentáveis. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DE SERGIPE, 7., 2015, São Cristóvão. Anais eletrônicos... São Cristóvão: DEPRO/UFS, 2015, p. 113-123. Disponível em: <http://simprod.ufs.br/pagina/18182>. Acesso em: 13 abr. 2018.pt_BR
dc.identifier.issn2447-0635-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7751-
dc.description.abstractThe educational Agenda 21 is a tool for social transformation consists of the basic components: the school and the surrounding sustainability; curriculum innovation and community involvement. Thus, this document is before the environmental degradation context, the pursuit of civic education that, in turn, is an integral part of the school's commitment. So this is a proposal on ways to raise attitudinal change and transformation in all the actors directly or indirectly involved with the school environment. Thus, this research aims to propose actions aimed at creating and implementing of 21 educational agenda, in order to support the formation of spaces that include more sustainable practices at schools as well as in its operating context. For this, the methodology was qualitative basis, through a literature review and document analysis, with the presentation and suggested the necessary steps so that the schools can insert the Agenda 21 in its context. So from this work are expected to contribute to the creation and implementation of 21 educational agenda, so that it may be interested in this school units.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherDepartamento de Engenharia de Produção - Universidade Federal de Sergipept_BR
dc.relation.ispartofAnais do VII SIMPRODpt_BR
dc.subjectSustentabilidadepor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectPráticas educativaspor
dc.subjectSustainabilityeng
dc.subjectEnvironmental educationeng
dc.subjectEducational practiceseng
dc.titleAgenda 21 escolar & a construção de espaços sustentáveispt_BR
dc.title.alternativeEducational Agenda 21 & a sustainable building spaceeng
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editorpt_BR
dc.description.resumoA Agenda 21 escolar é uma ferramenta de transformação social formada pelos componentes básicos: a sustentabilidade escolar e do entorno; a inovação curricular e a participação da comunidade. Nesse sentido, esse documento representa diante do contexto de degradação ambiental, a busca pela formação cidadã que, por sua vez, é parte indissociável do compromisso da escola. Portanto, esta é uma proposta interdisciplinar com vias a suscitar mudanças atitudinais e transformações em todos os atores envolvidos direta ou indiretamente com o ambiente escolar. Assim, essa pesquisa teve como objetivo propor ações voltadas a criação e implementação da Agenda 21 escolar, de forma a subsidiar a formação de espaços que incluam práticas mais sustentáveis nas unidades escolares, bem como no seu contexto de atuação. Para isso, a metodologia aplicada foi de base qualitativa, por meio de levantamento bibliográfico e análise documental, com a apresentação e sugestão das etapas necessárias, para que as escolas possam inserir a Agenda 21 em seu contexto. Desta forma, espera-se a partir deste trabalho, contribuir com a aplicação de práticas sustentáveis para as unidades escolares interessadas.pt_BR
dc.publisher.initialsDEPRO/UFSpt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Appears in Collections:Anais do VII SIMPROD (2015)
DEPRO - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Agenda21EscolarEspacosSustentaveis.pdf95,64 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.