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Tipo de Documento: Monografia
Título: Nós aprendemos na universidade o que as Diretrizes Curriculares preconizam?
Título(s) alternativo(s): Have we learned at university what the Curriculum Guidelines advocate?
Autor(es): Freitas, Adriana Cardoso
Data do documento: 31-Ago-2013
Orientador: Nunes, Marco Antônio Prado
Resumo: A fim de ter profissionais de saúde com perfis adequados para atender às necessidades da população, foram homologadas as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médico (DCN), criando condições para uma profunda reestruturação nos currículos de Medicina em todo o Brasil. O objetivo deste estudo foi avaliar a percepção dos estudantes de medicina da Universidade Federal de Sergipe sobre o desenvolvimento das habilidades e competências gerais, preconizadas pelas DCN. Esta pesquisa teve um delineamento transversal, onde foram incluídos os estudantes matriculados no 6º e no 12º período. O instrumento utilizado foi elaborado a partir da transcrição do artigo 4º das DCN e enviado para os estudantes através de ferramenta eletrônica. Das seis competências e habilidades gerais avaliadas, duas foram consideradas pelos estudantes do final do curso como plenamente suficientes no processo de formação; duas foram parcialmente satisfatórias; e outras duas foram consideradas totalmente insuficientes. Isso permitiu concluir que é necessária uma discussão da estrutura curricular de acordo com as diretrizes propostas pelo Ministério da Educação para, assim, formar médicos mais adequadamente preparados para servir à população através do Sistema Único de Saúde.
Abstract: In order to have health professionals with suitable profiles to meet the needs of thepopulation, were approved The National Curricular Guidelines for Medical Education(DCN), creating conditions for a profound restructuring in medical curricula throughoutBrazil. The objective of this work was to evaluate the perceptions of medical students at the Federal University of Sergipe on the development of the general competencies and skills advocated by DCN. This study had a cross-sectional design, which included students enrolled in the 6th and the 12th period. The instrument used was drawn from the transcript of Article 4 of the DCN and sent to students through electronic tool. The six general competencies and skills assessed, two were considered by students at the end of the course as fully sufficient in the training process, two were partially satisfactory, and two others were considered totally inadequate. We concluded about the need to revisit the curriculum according to the guidelines proposed by the Ministry of Education to have more doctors adequately prepared to serve the public through the National Health System.
Palavras-chave: Medicina
Saúde
Educação médica
Percepção
Currículos
Medicine
Medical Education
Perception
Resumes
área CNPQ: CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DME - Departamento de Medicina – Aracaju - Presencial
Citação: FREITAS, Adriana Cardoso. Nós aprendemos na universidade o que as Diretrizes Curriculares preconizam?. Aracaju, SE, 2013. TCC (Graduação em Medicina) - Departamento de Medicina, Aracaju, 2013.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7921
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