Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/794
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título: | Prática pedagógica de língua portuguesa: discussões sobre reprodução e transformação social |
Autor(es): | Machado, Alessandra Pereira Gomes |
Data do documento: | Set-2010 |
Abstract: | Como professora de Língua Portuguesa, atuando há 15 anos no exercício da docência, temos nos preocupado com o ensino-aprendizagem dessa disciplina. Na prática cotidiana do ensino, temos convivido com a contradição que se estabelece entre a escola real e a escola desejada e o ensino-aprendizagem que prioriza o dialeto-padrão, mas não proporciona uma aprendizagem significativa, na qual o aluno possa se preparar para uma transformação que possibilite o acesso à escrita e aos discursos que se organizam a partir dela. Foi realizada uma análise do contexto das salas de aulas de Língua Portuguesa para perceber como se processa o ensino dessa língua hoje. O estudo ressalta que o ensino de Língua Portuguesa deve ser refletido para que atenda ao propósito do letramento, em que o aluno possa ter uma situação social e cultural diferente da sua ao ingressar na escola. _____________________________________________________________________________________________ ABSTRACT: As a teacher of Portuguese, serving 15 years in the teaching profession, we have been concerned with teaching and learning of this discipline. In the daily practice of teaching, we have lived with the contradiction that arises between the school and the school desired and actual teaching and learning that prioritizes the standard dialect, but does not provide a meaningful learning in which students can prepare for a transformation that allow write access and discourses that organize themselves from it. An analysis of the context of the classrooms of Portuguese to understand how it handles the teaching of that language today. The study shows that the teaching of Portuguese language should be reflected to suit the purpose of literacy, in which the student may have a different social and cultural situation of his joining the school. |
Palavras-chave: | Estudo e ensino Ensino de língua portuguesa Prática pedagógica |
ISSN: | 1982-3657 |
Citação: | MACHADO, A. P. G. Prática pedagógica de língua portuguesa: discussões sobre reprodução e transformação social. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE, 4., 2010, São Cristóvão. Anais eletrônicos... São Cristóvão: Educon, 2010. Disponível em: <http://www.educonufs.com.br/ivcoloquio/cdcoloquio/eixo_02/e2-09.pdf>. Acesso em: 11 nov. 2013. |
Licença: | Autorização concedida pelo editor para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) |
URI: | https://ri.ufs.br/handle/riufs/794 |
Aparece nas coleções: | CODAP - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PraticaPedagogicaLingua.pdf | 356,55 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.