Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7942
Document Type: Dissertação
Title: Questões sociocientíficas como abordagem metodológica nos livros didáticos de ciências
Authors: Santos, Gleyson Souza dos
Issue Date: 2-Mar-2018
Advisor: Wartha, Edson José
Resumo : Os livros didáticos são ferramentas indispensáveis na elaboração de um plano de ação que os professores utilizam para alcançar os objetivos propostos. Por ser um material de apoio mais utilizado é necessário que este recurso dê suporte ao professor na construção do conhecimento do aluno. Nesta perspectiva, as questões sociocientíficas (QSC) estão sendo estudadas como abordagem metodológicas para se inserir a Ciência, a Tecnologia e a Sociedade com o propósito de suscitar no aluno o pensamento mais complexo para que possa olhar o mundo ao seu redor de forma diferente possibilitando fazer intervenções e uma tomada de decisão consciente. Neste contexto, a pesquisa é do tipo documental com abordagem qualitativa e tendo como principal objetivo verificar os livros didáticos de Ciências aprovados pelo PNLD – 2017 na intenção de encontrar as questões sociocientíficas e verificar como estas estavam sendo abordadas. Dessa forma, foi necessário construir uma escala de complexidade que pudéssemos mensurar as QSC. Sendo assim, categorizamos os princípios indicadores de complexidade proposto por Silva (2016) em aspectos sociocientíficos e conhecimento pertinente (C1), conhecimento pertinente e contextualização (C2) e fundamentos intencionais identitários (C3). Estas categorias serviram de critérios de análise para as QSC. Os resultados indicam que os livros didáticos apresentam questões sociocientificas, mas com níveis de complexidades diferenciados. Destas, as classificadas como satisfatórias e totalmente satisfatórias são mais viáveis do ponto de vista didático para promover uma aprendizagem significativa.
Abstract: Textbooks are indispensable tools in the elaboration of a plan of action that teachers use to reach the proposed objectives. Because it is a more used support material this resource must support the teacher in the construction of the student's knowledge. In this perspective, the Socio-scientific issues (SSI) are being studied as methodological approaches to insert Science, Technology and Society in order to raise in the student the most complex thinking so that he can look at the world around him in a different way , being able to make interventions and a conscious decision. In this context, the research is a kind of documentary with qualitative approach and having as main objective to verify the science textbooks approved by PNLD – 2017 in order to find the Socio-Scientific issues and to verify how they were being addressed. So, it was necessary to build a scale of complexity that we could measure the SSI. Thus, we categorize the principles of complexity proposed by Silva (2016) in Socio-Scientific aspects and relevant knowledge (C1), pertinent knowledge and contextualization (C2) and intentional identity (C3). These categories served as criteria of analysis for the SSI. The results indicate that textbooks present Socio-Scientific issues, but with different levels of complexity. Those classified as satisfactory and fully satisfactory are more feasible from a didactic point of view to promote meaningful learning.
Keywords: Ensino de ciências
Livros didáticos
Educação
Metodologia
Ciência, tecnologia e sociedade
Questões sociocientíficas
Science, technology and society (STS)
Socio-scientific issues (SSI)
Textbooks
Subject CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe
Program Affiliation: Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citation: SANTOS, Gleyson Souza dos. Questões sociocientíficas como abordagem metodológica nos livros didáticos de ciências. 2018. 242 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2018.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7942
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GLEYSON_SOUZA_SANTOS.pdf5,04 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.