Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7960
Tipo de Documento: Dissertação
Título: Competência leitora dos textos multimodais : interagindo com objetos digitais de aprendizagem
Autor(es): Santos, Sandra Virgínia Correia de Andrade
Data do documento: 31-Jul-2015
Orientador: Oliveira, Derli Machado de
Resumo: Partindo de uma perspectiva interativa e reflexiva, o presente estudo objetivou desenvolver a competência leitora diante dos elementos multimodais presentes na composição textual contemporânea, efetivando práticas de leitura visual capazes de aprimorar os conhecimentos linguísticos dos alunos. Para essa pesquisa, adotou-se como método científico o Estudo de Caso com abordagem qualitativa-quantitativa, tendo como campo empírico a EMEF Iraildes Padilha Carvalho, no município de Tobias Barreto-SE. Como instrumento de coleta foi realizada a observação e a aplicação de questionário. A pesquisa está fundamentada a partir da Gramática do Design Visual de Kress e van Leeuwen (1996), a qual promove a concepção de que os elementos visuais presentes apresentam uma arquitetura própria e significante. Como aporte teórico, utilizou-se também dos estudos de Rojo e Moura (2013), Marcuschi (2011), Bakthin (2011), Tarouco (2003) e Dionísio (2011) dentre outros. Partindo-se do pressuposto de que a leitura visual é pouco explorada em sala de aula, bem como da necessidade de inserção da tecnologia de forma interativa e dinâmica nas práticas pedagógicas, elaborou-se um Objeto Digital de Aprendizagem (ODA) para utilização com os alunos durante o desenvolvimento da pesquisa. Nesse contexto, optou-se pela capa da revista Mundo Estranho como o corpus a ser investigado, a partir do qual foram planejadas as estratégias e os recursos a serem aplicados em sala de aula. Após todo o processo de investigação, os resultados evidenciaram que os alunos pouco exploravam os elementos visuais presentes nos textos, tendo em vista a percepção unilateral de que as imagens e os demais elementos visuais servem apenas para ilustração. Além disso, comprovou-se também que os recursos digitais possibilitam a exploração e ampliação da leitura visual, trazendo para o aluno uma aprendizagem dinâmica e significativa.
Abstract: Starting with an interactive and reflective perspective, this study aims to develop the reader competence before multimodal elements present in a contemporary textual composition, making effective practices of visual reading able to improve the students language skills . For this research, it was adopted as the scientific method Case Study with qualitative and quantitative approach, with the empirical field EMEF Iraildes Padilha Carvalho in the town of Tobias Barreto-SE. As a collection instrument was held an observation and a questionnaire. The research is based on the Grammar of Visual Design Kress and Van Leween (1996), which promotes the view that the visual elements present have a specific and significant architecture. As theoretical contribution was used also for studies of Rojo and Moura (2013), Marcuschi (2011), Bakhtin (2011), Tarouco (2003) and Dionysus (2011) among others. It was being that visual reading assumption is little explored in the classroom as well as the necessity of including the interactive and dynamic technology in pedagogical practices, elaborated a Digital Object Learning (ODA) for using with students during the development of research. In this context, it was decided to Nightmare magazine cover as the corpus to be investigated, from which were planned strategies and resources to be applied in the classroom. After the whole process of research, the results showed that students little explored the visual elements present in the texts, in spite of the fact that the unilateral perception of the images and other visual elements are for illustration only. It also has proven itself to digital resources enable the exploration and expansion of visual reading, bringing the student a dynamic and meaningful learning.
Palavras-chave: Gêneros textuais
Gramática do Design Visual
Multimodalidade
Objetos digitais
Aprendizagem
Texts genre
Grammar of Visual Design
Multimodality
Digital Object Learning
área CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação Profissional em Letras
Citação: SANTOS, Sandra Virgínia Correia de Andrade. Competência leitora dos textos multimodais: interagindo com objetos digitais da aprendizagem. 2015. 104 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) -Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, SE, 2015.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7960
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANDRA_VIRGINIA_CORREIA_ANDRADE_SANTOS.pdf2,64 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.