Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7966
Tipo de Documento: Relatório
Título: Uso da fermentação em estado sólido com resíduos agroindustriais para produção de xilanases
Título(s) alternativo(s): Projeto: PVA4064-2016 - Uso da fermentação submersa e em estado sólido com resíduos agroindustriais para produção de xilanases extracelulares por Bacillus sp.
Autor(es): Moutinho, Brenda Leite
Data do documento: 2017
Orientador: Fernandes, Roberta Pereira Miranda
Resumo: As xilanases possuem importância industrial devido a suas diversas aplicações, como nas indústrias de alimento, de papel e farmacêutica, contudo a produção dessas enzimas atualmente utiliza substratos de custo elevado, uma vez que foi estimado que mais de 30% do custo de produção de enzimas industriais é contabilizado pelo custo do substrato (Joo & Chang, 2005). O presente estudo teve como objetivo otimizar a produção de xilanases extracelulares pelo isolado Bacillus TC13 utilizando a fermentação sólida com trigo acrescido de fontes de carbono e nitrogênio, visando a redução do custo de produção da enzima. Em outro plano de trabalho, o trigo foi selecionado como resido agro industrial com maior indução na produção de xilanases. Nesse projeto, a utilização do trigo como substrato único na proporção de 1:4 de umidade, no tempo de 192 horas resultou em maior produção das xilanases sem necessidade de acréscimo de outras fontes de carbono e nitrogênio, uma vez que essas não provocaram aumento na produção enzimática. Dessa forma o custo para a fermentação e produção de xilanase pode ser reduzido uma vez que esse resíduo é de menor valor que a xilana pura.
Palavras-chave: Ciências biológicas
Produção enzimática
Xilanase
Açúcar redutor
Agência de fomento: Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe - Pró-reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - Coordenação de Pesquisa
Licença: Creative Commons Atribuição-Sem Derivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0)
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7966
Aparece nas coleções:27º Encontro de Iniciação Científica da UFS
Ciências Biológicas - PIBIC 2016/2017

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
UsoFermentacaoResiduos.pdf311,93 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.