Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/800
Document Type: Artigo
Title: Sobrecarga de ferro transfusional em portadores de anemia falciforme: comparação entre ressonância magnética e ferritina sérica
Authors: Bourbon Filho, Lécio dos Anjos
Ferrão, Thiago de Oliveira
França, Alex Vianey Callado
Rocha, Ricardo Dantas
Dantas, Lorena Dias
Carvalho, Luciana Franco do Prado
Moreira, Marcella Dornelas de Abreu Batalha
Cipolotti, Rosana
Issue Date: Jun-2011
Abstract: OBJETIVO: Identificar variáveis preditoras de sobrecarga de ferro em portadores de anemia falciforme e correlacionar indicadores bioquímicos e imaginológicos. MATERIAiS E MÉTODOS: Foi realizado estudo transversal envolvendo 32 portadores de anemia falciforme, que foram submetidos a dosagem sérica de ferro, ferritina e a ressonância magnética do fígado. Foram realizadas cinco sequências gradiente-eco e uma spin-eco. A intensidade de sinal foi obtida em cada sequência pelas médias das regiões de interesse no fígado e musculatura paravertebral para obter a razão da intensidade de sinal (RIS) fígado/músculo. A partir da RIS foi obtida a concentração hepática estimada de ferro (CHEF) pela fórmula: e[5,808 - (0,877 × T2*) - (1,518 × PI)], onde T2* é a RIS na sequência com TE de 13 ms e PI é a RIS da sequência com ponderação intermediária. Os pacientes foram agrupados segundo o regime de transfusão de hemácias (regulares mensais versus esporádicas). RESULTADOS: Os grupos transfusionais foram comparados pelas variáveis clínico-laboratoriais, sendo significativas as diferenças entre RIS, CHEF e ferritina sérica: o grupo que recebeu transfusões regulares apresentou sobrecarga de ferro hepático mais intensa. CONCLUSÃO: A ressonância magnética foi ferramenta eficiente para avaliação de sobrecarga hepática de ferro em portadores de anemia falciforme.
Keywords: Anemia falciforme
Ressonância magnética
Ferritina
Ferro transfusional
Ferritina sérica
ISSN: 0100-3984
Publisher / Institution : Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem
Citation: BOURBON FILHO, L. A. et al. Sobrecarga de ferro transfusional em portadores de anemia falciforme: comparação entre ressonância magnética e ferritina sérica. Radiologia Brasileira, São Paulo, v. 44, n. 3, maio/jun. 2011. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S0100-39842011000300006>. Acesso em: 13 nov. 2013.
License: Creative Commons Attribution License
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/800
Appears in Collections:DME - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SobrecargaFerroTransfusional.pdf146,5 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.