Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8027
Document Type: Dissertação
Title: Números complexos e cônicas : abordagem pelo professor do ensino médio, reflexões e propostas
Authors: Santos, Pedro Alexandre Barros
Issue Date: 13-Apr-2018
Advisor: Santos, Fábio dos
Resumo : Essa dissertação propõe apresentar uma ferramenta a mais para ser trabalhado com os alunos do ensino médio no tocante ao estudo das cônicas, e para isso usaremos as estruturas geométricas que o conjunto dos números complexos oferecem, principalmente quando o utilizamos para representar e classi car as cônicas de forma reduzida, mesmo quando estas n~ao possuem seus eixos paralelos aos eixos do plano cartesiano. Faremos tamb em um estudo de caso sobre o ensino desses conte udos no ensino m edio onde re etiremos a partir das di culdades vividas pelos professores de matem atica no ensino m edio.
Abstract: This dissertation proposes to present an extra tool to be worked with high school students as regards the study of conics, and for that we will use the geometric structures that the complex number of numbers o er mainly when the We use it to represent and classify conics in a reduced way, even when they do not have their axes parallel to the axes of the Cartesian plane. We will also do a case study on the teaching of these contents in high school where we will re ect from the di culties experienced by mathematics teachers in high school.
Keywords: Matemática
Ensino de geometria
História da matemática
Geometria analítica
Curvas
Números complexos
Cônicas
Representação geométrica
Complex numbers
Conical numbers
Mathematical history
Geometric representation
Subject CNPQ: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe
Program Affiliation: Mestrado Profissional em Matemática
Citation: SANTOS, Pedro Alexandre Barros. Números complexos e cônicas: abordagem pelo professor do ensino médio, reflexões e propostas. 2018. 89 f. Dissertação (Mestrado profissional em Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2018.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8027
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PEDRO_ALEXANDRE_BARROS_SANTOS.pdf6,11 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.