Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8027
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título: | Números complexos e cônicas : abordagem pelo professor do ensino médio, reflexões e propostas |
Autor(es): | Santos, Pedro Alexandre Barros |
Data do documento: | 13-Abr-2018 |
Orientador: | Santos, Fábio dos |
Resumo: | Essa dissertação propõe apresentar uma ferramenta a mais para ser trabalhado com os alunos do ensino médio no tocante ao estudo das cônicas, e para isso usaremos as estruturas geométricas que o conjunto dos números complexos oferecem, principalmente quando o utilizamos para representar e classi car as cônicas de forma reduzida, mesmo quando estas n~ao possuem seus eixos paralelos aos eixos do plano cartesiano. Faremos tamb em um estudo de caso sobre o ensino desses conte udos no ensino m edio onde re etiremos a partir das di culdades vividas pelos professores de matem atica no ensino m edio. |
Abstract: | This dissertation proposes to present an extra tool to be worked with high school students as regards the study of conics, and for that we will use the geometric structures that the complex number of numbers o er mainly when the We use it to represent and classify conics in a reduced way, even when they do not have their axes parallel to the axes of the Cartesian plane. We will also do a case study on the teaching of these contents in high school where we will re ect from the di culties experienced by mathematics teachers in high school. |
Palavras-chave: | Matemática Ensino de geometria História da matemática Geometria analítica Curvas Números complexos Cônicas Representação geométrica Complex numbers Conical numbers Mathematical history Geometric representation |
área CNPQ: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe |
Programa de Pós-graduação: | Mestrado Profissional em Matemática |
Citação: | SANTOS, Pedro Alexandre Barros. Números complexos e cônicas: abordagem pelo professor do ensino médio, reflexões e propostas. 2018. 89 f. Dissertação (Mestrado profissional em Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2018. |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8027 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PEDRO_ALEXANDRE_BARROS_SANTOS.pdf | 6,11 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.