Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/805
Document Type: Artigo
Title: Transplante de fígado: resultados de aprendizagem de pacientes que aguardam a cirurgia
Other Titles: Liver transplantation: teaching strategies used with patients waiting for surgery
Trasplante de hígado: estrategias de enseñanza utilizadas con pacientes que esperan por la cirugía
Authors: Sasso, Karina Dal
Galvão, Cristina Maria
Silva Júnior, Orlando de Castro e
França, Alex Vianey Callado
Issue Date: Aug-2005
Abstract: O objetivo deste estudo é descrever os resultados de aprendizagem da experiência de implementação de estratégias de ensino com os pacientes que serão submetidos a transplante de fígado. Uma delas é a entrega de um manual de orientação aos pacientes que entram no programa, com posterior aplicação de questionário relacionado ao conteúdo do manual. Analisou-se 13 pacientes em lista de espera para transplante de fígado, todos ocupando as primeiras posições no cadastro técnico. Em relação às respostas obtidas dos questionários aplicados, a média de acertos foi de 80,6%, sendo que apenas um paciente acertou todas as questões. Durante a correção e esclarecimento das dúvidas, concluiu-se que a leitura do manual de orientação e a aplicação do questionário proporcionam esclarecimento melhor dos pacientes e de seus familiares em relação aos aspectos mais importantes da cirurgia. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACT: This study aims to describe the learning results of the implementation of teaching strategies involving patients who will be submitted to liver transplantation. One of these strategies is to give the patients a manual with orientations and the subsequent application of a questionnaire related to the content of the manual. Authors analyzed 13 patients who were waiting for liver transplantation. With respect to the answers regarding the questionnaire, an average of 83.8% of correct responses was given and only one patient got all the questions right. During the correction and the time to clarify their doubts, authors concluded that the opportunity of reading the manual and applying the questionnaire allowed patients and families to get a better understanding about the surgery's most important aspects _________________________________________________________________________________________ RESUMEN: Este estudio tiene como objetivo describir la experiencia de implementación de estrategias de enseñanza con pacientes que van a ser sometidos al trasplante de hígado. Una de ellas es la entrega de un manual de orientación a los pacientes que empiezan el programa, con la posterior aplicación de un cuestionario relacionado al contenido del manual. Fueron analizados 13 pacientes que estaban aguardando el trasplante de hígado, ocupando las primeras posiciones en el registro técnico. Con relación a las respuestas obtenidas de los cuestionarios aplicados, el promedio de respuestas correctas fue del 83.8%, siendo que solamente un paciente tuvo todas las respuestas correctas. Durante la revisión de las respuestas y aclaración de las dudas, los autores concluyeron que la lectura del manual de orientación y la aplicación del cuestionario proporcionan una aclaración a los pacientes y sus familiares con respecto a los aspectos más importantes de la cirugía
Keywords: Enfermagem
Transplante de fígado
Pacientes
ISSN: 0104-1169
Publisher / Institution : Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo
Citation: SASSO, K. D. et al. Transplante de fígado: resultados de aprendizagem de pacientes que aguardam a cirurgia. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 13, n. 4, jul./ago. 2005. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692005000400004>. Acesso em: 13 nov. 2013.
License: Creative Commons Attribution License
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/805
Appears in Collections:DME - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TransplanteFigadoResultados.pdf38,6 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.