Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8142
Document Type: Artigo
Title: Pluralismo didático: contribuições na aprendizagem dos conteúdos de Ciências e Biologia
Authors: Almeida, Ismael de
Guimaraes, Carmen Regina Parisotto
Issue Date: Aug-2017
Resumo : As demandas do mundo moderno há algumas décadas, vêm indicando a necessidade de mudanças no Ensino de Ciências e Biologia. A utilização de recursos didáticos, apesar de não se constituir em uma novidade, ainda se configura como importante ferramenta, capaz de auxiliar na tentativa de superação de lacunas deixadas pelo atual processo de ensino e aprendizagem. Este trabalho visa destacar as contribuições que os recursos e metodologias diferenciadas podem trazer para o ensino dessas disciplinas. As atividades apresentadas nesse trabalho foram desenvolvidas em uma turma do 2º ano do Ensino Médio, de uma escola da rede pública de Aracaju/SE, durante o ano de 2014, envolvendo a realização de aulas expositivas, complementadas com jogos didáticos, aulas práticas e recursos midiáticos, abrangendo os conteúdos de Zoologia. Foi ministrada também uma aula expositiva complementada apenas por recursos tradicionais, como o quadro e o giz, e o livro didático. Um mês após a realização destas atividades, foram aplicados questionários, para avaliar se houve aprendizagem diferenciada dos conteúdos, face aos diferentes recursos utilizados. A análise das respostas sobre os conteúdos específicos, relacionadas aos recursos didáticos utilizados na aula, permitiu perceber que as respostas relacionadas aos conteúdos apresentados nas aulas práticas revelou um maior percentual de acertos, seguidas em ordem, pelas questões referentes ao uso de jogos e vídeos e, por último, a aula com uso apenas de quadro, giz e livro didático. Esses dados indicam que por meio de atividades diferenciadas, os estudantes conseguem assimilar melhor os conteúdos. Por meio de aulas baseadas no pluralismo didático, é possível despertar maior interesse e motivação nos estudantes no ambiente escolar e promover uma melhor aprendizagem dos conteúdos.
Abstract: The demands of the modern world for some decades have indicated the need for changes in the teaching of science and biology. The use of didactic resources, although not a novelty, is still an important tool, capable of helping to overcome the gaps left by the current teaching and learning process. This paper aims to highlight the contributions that the resources and differentiated methodologies can bring to the teaching of these disciplines. The activities presented in this work were developed in a class of the 2nd year of High School, of a school in the public network of Aracaju / SE, during the year 2014, involving the accomplishment of lectures, complemented with didactic games, practical classes and resources Covering the contents of Zoology. It was also given an expositive class complemented only by traditional resources, such as chalkboard and chalk, and textbook. One month after the completion of these activities, questionnaires were applied to assess whether there was a differentiated learning of the contents, given the different resources used. The analysis of the answers about the specific contents, related to the didactic resources used in the class, allowed to realize that the answers related to the contents presented in the practical classes revealed a greater percentage of correct answers, followed in order, by the questions referring to the use of games and videos and, Lastly, the class with only use of chalkboard, chalk and didactic book. These data indicate that through differentiated activities, students are able to assimilate content better. Through classes based on didactic pluralism, it is possible to arouse greater interest and motivation in students in the school environment and promote a better learning of the contents.
Keywords: Ensino de ciências
Ensino de biologia
Aulas práticas
Jogos didáticos
Mídia
Ensino
Practical lessons
Educational games
Media
ISSN: 1982-2413
Is part of: Experiências em Ensino de Ciências
Language: por
Publisher / Institution : Instituto de Física da UFMT
Citation: ALMEIDA, I. de; GUIMARAES, C. R. P. Pluralismo didático: contribuições na aprendizagem dos conteúdos de Ciências e Biologia. Experiências em Ensino de Ciências, Cuiabá, v.12, n.5, ago. 2017. Disponível em: <http://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID396/v12_n5_a2017.pdf>. Acesso em: 15 maio 2018.
License: Permite cópia e distribuição dos artigos para fins não comerciais. Disponível em: <http://diadorim.ibict.br/handle/1/807>
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8142
Appears in Collections:DBI - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PluralismoDidaticoCienciasBiologia.pdf465,2 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.