Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8151
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título: | A contextualização no Ensino de Ciências nas teses e dissertações desenvolvidas na UFS no período entre 2000 e 2016 |
Autor(es): | Mota, Maria Rivanusia Santana Guimaraes, Carmen Regina Parisotto |
Data do documento: | Set-2017 |
Resumo: | A contextualização no ensino de ciências contribui para favorecer o processo de ensino e aprendizagem. Devido a isto fomos buscar as pesquisas já produzidas sobre o tema nos cursos de Pós graduação stricto sensu da Universidade Federal de Sergipe (UFS) no período de 2000 a 2016. Foram encontrados apenas 2 trabalhos que apresentavam a palavra no título e 22 que faziam referência de forma indireta ao tema, alguns trazendo assuntos do cotidiano para a sala de aula, para facilitar a introdução de conteúdos específicos, outros com o objetivo de promover uma formação crítica, cidadã. Sugere-se portanto que a esta abordagem seja dada um maior destaque nos cursos de formação de professores. |
Abstract: | The contextualization in science education contributes to favor the process of teaching and learning. Due to this we were looking for the researches already produced on the subject in the graduate courses stricto sensu of the Federal University of Sergipe (UFS) from 2000 to 2016. Only 2 papers were found that presented the word in the title and 22 that referred In an indirect way to the theme, some bringing subjects from the daily to the classroom, to facilitate the introduction of specific contents, others with the objective of promoting a critical, citizen formation. It is therefore suggested that this approach be given greater prominence in teacher training courses. |
Palavras-chave: | Ensino de ciências Formação cidadã Educação Ensino e aprendizagem Sergipe Citizen training Education Teaching and learning |
ISSN: | 1982-3657 |
Parte de : | Anais do XI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade |
Idioma: | por |
Instituição/Editora: | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) |
Citação: | MOTA, M. R. S.; GUIMARAES, C. R. P. A contextualização no Ensino de Ciências nas teses e dissertações desenvolvidas na UFS no período entre 2000 e 2016. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL "EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE", 11., 2017, São Cristóvão. Anais eletrônicos... São Cristóvão: EDUCON, 2017. Disponível em: <http://anais.educonse.com.br/2017/a_contextualizacao_no_ensino_de_ciencias_nas_teses_e_dissertacoes.pdf>. Acesso em: 16 maio 2018. |
Licença: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor. |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8151 |
Aparece nas coleções: | DBI - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ContextualizacaoEnsinoCienciasT&D-UFS.pdf | 425,72 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.