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dc.contributor.authorRocha, Larissa da Paixão-
dc.date.accessioned2018-05-21T11:32:32Z-
dc.date.available2018-05-21T11:32:32Z-
dc.date.issued2017-05-08-
dc.identifier.citationROCHA, Larissa da Paixão. Contribuição da educação ambiental para a formação cidadã : uma experiência com alunos do ensino fundamental em uma escola pública na zona sul de Aracaju, SE. São Cristóvão, SE, 2017. Monografia (Graduação em Biologia) - Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8212-
dc.languageporpt_BR
dc.subjectBiologiapor
dc.subjectEnsino de biologiapor
dc.subjectEscolas públicas de Aracaju (SE)por
dc.subjectEnsino público em Aracaju (SE)por
dc.titleContribuição da educação ambiental para a formação cidadã : uma experiência com alunos do ensino fundamental em uma escola pública na zona sul de Aracaju, SEpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Guimarães, Carmen Regina Parisotto-
dc.description.resumoO ser humano é o principal causador dos problemas ambientais enfrentados nas zonas urbanas, mas também é ele quem pode mudar essa situação. Por este motivo o presente trabalho pretendeu verificar de que forma a educação ambiental escolar pode contribuir para o desenvolvimento de uma visão crítica e oferecer motivação para a busca por soluções para os problemas socioambientais encontrados na vida cotidiana dos discentes de uma escola pública na Zona Sul de Aracaju, SE. Desta forma, a pesquisa foi desenvolvida em sete etapas: período de observação da turma; aplicação do questionário inicial; aplicação das oficinas; questionário avaliativo das atividades; entrevista com a professora da turma; análise do livro didático e observação do comportamento dos alunos em uma palestra ministrada pela equipe da DESO. De acordo com os resultados obtidos, os discentes relataram, de forma clara, quais eram os problemas enfrentados por eles, suas principais causas e as possíveis soluções para que pudesse haver uma melhoria no bairro em que residem. Foi possível notar, com base em seus desenhos, relatos e discussões em sala de aula, que eles são capazes de se posicionar criticamente e conseguem expor suas opiniões a respeito da realidade em que vivem. Com base na última oficina aplicada, foi possível verificar que eles não tinham conhecimento de alguns dos seus direitos e deveres perante a sociedade. A possibilidade de reivindicar melhores condições de vida para o bairro em que residem foi a motivação necessária para o entendimento dos principais direitos e deveres dos cidadãos. Assim, ressaltamos a importância de oferecer oportunidades de discussão acerca dos problemas enfrentados pelos discentes no seu espaço próximo é o caminho para que os mesmos desenvolvam um pensamento crítico, reflexivo e atuem como cidadãospt_BR
dc.publisher.departmentDBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
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