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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8289
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Santiago, Vanessa de Almeida | - |
dc.date.accessioned | 2018-05-25T17:42:08Z | - |
dc.date.available | 2018-05-25T17:42:08Z | - |
dc.date.issued | 2017-05-03 | - |
dc.identifier.citation | SANTIAGO, Vanessa de Almeida. 'Eu não falo assim': produção e percepção sociolinguísticas de estudantes do ensino fundamental e médio. 2017. 65 f. TCC (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, SE, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8289 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.subject | Sociolinguística | por |
dc.subject | Análise linguística | por |
dc.subject | Percepção de imagens | por |
dc.subject | Percepção auditiva | por |
dc.title | Eu não falo assim : produção e percepção sociolinguísticas de estudantes do ensino fundamental e médio | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Araujo, Andréia Silva | - |
dc.description.resumo | A língua passa por constantes transformações em virtude da sua dinamicidade e heterogeneidade. No português brasileiro, é possível constatar vários fenômenos linguísticos, tais como: rotacismo, caracterizado pela troca do /l/ pelo /r/, o qual geralmente ocorre nos grupos CCV (consoante-consoante-vogal), como em bicicleta<bicicreta; monotongação que consiste na redução de ditongos, por exemplo, /ei/ e /ou/, como em pexe<peixe e otono<outono; assimilação da oclusiva /d/ no morfema de gerúndio, como em cantano<cantando; e a vocalização da lateral palatal (yeísmo), ou seja, o /lh/ é transformado no /y/ que tem o som de vogal, como em muié<mulher e paia<palha. Neste trabalho, objetivamos analisar a produção e a percepção sociolinguística de estudantes do 6º e 9º ano do fundamental maior e do 3º ano do ensino médio, pertencentes à cidade de Itabaiana/SE, quanto aos fenômenos fonológicos mencionados. Para tanto, a coleta foi realizada a partir de dois direcionais, a saber: realização do ditado mudo, por meio da leitura de imagens, que possibilitam a ocorrência das variantes no momento da pronúncia e, assim, obtermos os dados de fala; e audição de contextos com os fenômenos linguísticos e posterior resolução de questionário para aferir a percepção dos informantes a estes. Como respaldo teórico, a presente pesquisa é desenvolvida à luz da Sociolinguística Variacionista (WEINREICH, LABOV, HERZOG, 2006; LABOV, 2008). Os resultados evidenciaram, em termos gerais, que, na produção linguística, os alunos tendem a utilizar menos os fenômenos com forte estigma social e mais os fenômenos com baixo estigma social, seguindo o contínuo a seguir, o qual vai do mais estigmatizado ao menos estigmatizado: rotacismo ~ yeísmo ~ assimilação da oclusiva /d/ no morfema de gerúndio ~ monotongação. Um resultado semelhante a este ocorreu com a análise da percepção dos fenômenos controlados: os alunos possuem uma visão negativa dos fenômenos mais perceptíveis e uma visão mais positiva dos fenômenos menos perceptíveis. Sendo assim, os resultados referentes à produção e à percepção sociolinguística dos alunos se aproximam, evidenciando, dessa forma, o seu significado social na comunidade analisada. | pt_BR |
dc.publisher.department | DLI - Departamento de Letras – Letras, Língua Portuguesa – Itabaiana - Presencial | pt_BR |
dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe | pt_BR |
dc.description.local | Itabaiana, SE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Letras |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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