Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8308
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título: | Formação continuada do professor de matemática : contribuições das Tecnologias da Informação e Comunicação para prática pedagógica |
Autor(es): | Santos, Josiane Cordeiro de Sousa |
Data do documento: | 29-Mai-2018 |
Orientador: | Vasconcelos, Carlos Alberto |
Resumo: | A presente pesquisa busca investigar como a formação continuada para o uso das TIC pode contribuir para a prática pedagógica de professores de matemática, a partir de pressupostos teóricos do ensino da matemática, bem como, os seguintes objetivos específicos: Identificar as políticas públicas de formação continuada de professores para ao uso das TIC que perpassaram no município de Estância; Descrever as TIC utilizadas pelos professores de matemática em sala de aula e analisar sobre a inserção das TIC nas aulas de matemática por professores que participaram de cursos de formação continuada e seus resultados no processo de ensino-aprendizagem. Para atingir os objetivos propostos optou-se por uma abordagem de pesquisa qualitativa, com delineamento metodológico de estudo de caso utilizando-se das técnicas de questionário e observação aplicadas aos professores que lecionam a disciplina de Matemática em uma escola pública municipal de Estância/SE. Para tanto, foi construído um quadro teórico, tendo como suporte os estudos de Borba (2014), Castells (2006), Fazenda(2011), Kenski (2006 e 2007), Lévy (1997), Nóvoa (1995), Triviños (2012), Rosa Neto (2001), Vasconcelos (2017) dentre outros autores que fundamentam as questões abordadas sobre a utilização das TIC no ensino de Matemática. A realização desse estudo possibilitou conhecer o contexto em que ocorreu a pesquisa, as ações dos sujeitos inseridos e o espaço da investigação sobre as TIC como instrumento na prática pedagógica do professor de Matemática. Ao analisar a inserção das TIC nas aulas de Matemática por professores que participaram de cursos de formação continuada e seus resultados no processo de ensinoaprendizagem foi possível perceber que as mesmas são utilizadas na prática dos professores, porém existem ainda docentes que permanecem alheios a inseri-las enquanto recurso pedagógico. Chegando à conclusão que, de maneira sutil, foram identificadas algumas alterações na prática pedagógica dos professores no que se refere a utilização das TIC em suas aulas. |
Abstract: | The present research seeks to investigate how the continuous training for the use of ICT can contribute to the pedagogical practice of mathematics teachers, based on theoretical assumptions of mathematics teaching, as well as the following specific objectives: Identify public policies for continuing education of teachers for the use of ICT that have passed through the municipality of Estância; To describe the ICTs used by teachers of mathematics in the classroom and to analyze the insertion of ICT in mathematics classes by teachers who participated in continuing education courses and their results in the teaching-learning process. In order to reach the proposed objectives, a qualitative research approach was chosen, with a methodological design of a case study using questionnaire and observation techniques applied to teachers who teach the Mathematics discipline in a municipal public school in Estância / SE. For this, a theoretical framework was built, supported by the studies of Borba (2014), Castells (2006), Fazenda (2011), Kenski (2006 and 2007), Lévy (1997), Nóvoa (1995), Triviños ), Rosa Neto (2001), Vasconcelos (2017) among other authors who base the questions about the use of ICT in Mathematics teaching. The realization of this study made it possible to know the context in which the research took place, the actions of the subjects involved and the space of research on ICT as an instrument in the pedagogical practice of the Mathematics teacher. When analyzing the insertion of ICT in Mathematics classes by teachers who participated in continuing education courses and their results in the teaching-learning process, it was possible to perceive that they are used in the practice of teachers, but there are still teachers who remain unrelated to it them as a pedagogical resource. Finding that, in a subtle way, some changes in the pedagogical practice of teachers regarding the use of ICT in their classes were identified. |
Palavras-chave: | Ensino de matemática Formação de professores Prática de ensino Formação continuada Prática pedagógica Tecnologias da informação e comunicação (TIC) Information science & technology (ICT) Mathematics teaching Continuing education Pedagogical practice |
área CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática |
Citação: | SANTOS, Josiane Cordeiro de Sousa. Formação continuada do professor de matemática : contribuições das tecnologias da informação e comunicação para prática pedagógica. 2018. 122 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2018. |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8308 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JOSIANE_CORDEIRO_SOUSA_SANTOS.pdf | 5,48 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.