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Tipo de Documento: Monografia
Título: O papel da dança em crianças com síndrome de Down
Título(s) alternativo(s): The role of dance in children with Down syndrome
El papel de la danza en los niños con síndrome de Down
Autor(es): Santos, Daiany Costa de Jesus dos
Adorno, Evanilza Teixeira
Data do documento: 12-Jun-2017
Orientador: Teixeira-Machado, Lavínia
Resumo: Objetivo: Analisar os efeitos da dança nos aspectos psicossociais, funcionais e na qualidade de vida de crianças com Síndrome de Down (SD). Metodologia: série de casos realizados com onze crianças, com faixa etária de 3 a 12 anos, com diagnóstico clínico de SD, submetidas a protocolo de dança, durante dezesseis sessões/aulas, em dias alternados, com duração de 60 minutos, em local apropriado para a execução da intervenção. Os participantes foram submetidos aos seguintes instrumentos de avaliação: Medida de Independência Funcional (MIF), Childhood Autism Rating Scale (CARS), Inventário SF – 36 e Inquérito de Conhecimento, Atitude e Prática (Inquérito CAP). Resultados: onze participantes concluíram o estudo; verificou-se melhora no aspecto de comunicação, socialização, memória, afetividade, independência funcional e qualidade de vida nos participantes do estudo. Conclusão: Foi demonstrada a influência positiva da dança no desenvolvimento funcional, psicossocial e na qualidade de vida dos participantes.
Abstract: Aim: To analyze the effects of dance in psychosocial and functional aspects and quality of life in children with Down syndrome (DS). Methods: serial cases in children with age between 3 to 12 years old, DS, were underwent to dance protocol, during 16 sessions/lessons, lasting 60 minutes, every other day, in suitable place. The participants were submitted of the following measures: Functional Independence Measure (FIM), Childhood Autism Rating Scale (CARS), SF-36 quality of life survey, and Knowledge, Attitude and Practice Inquiry (KAP Inquiry). Results: eleven participants concluded the study; changes were observed in relation to communication, socialization, memory, affectivity, functional independence and quality of life in all of the participants. Conclusion: The influence of dance was demonstrated in functional and psychosocial development and quality of life of the participants.
Objetivo: Analizar los efectos de la danza en los aspectos psicosociales, funcionales y en la calidad de vida de los niños con Síndrome de Down (SD). Metodología: serie de casos realizados con once niños, con rango de edad de 3 a 12 años, con diagnóstico clínico de SD, sometidas a protocolo de danza, durante dieciséis sesiones / clases, en días alternos, con una duración de 60 minutos, en un lugar apropiado Para la ejecución de la intervención. Los participantes fueron sometidos a los siguientes instrumentos de evaluación: Medida de Independencia Funcional (MIF), Childhood Autism Rating Scale (CARS), Inventario SF - 36 e Encuesta de Conocimiento, Actitud y Práctica (Encuesta CAP). Resultados: once participantes concluyeron el estudio; Se verificó una mejora en el aspecto de comunicación, socialización, memoria, afectividad, independencia funcional y calidad de vida en los participantes del estudio. Conclusión: Se ha demostrado la influencia positiva de la danza en el desarrollo funcional, psicosocial y en la calidad de vida de los participantes.
Palavras-chave: Síndrome de Down
Dança para crianças
Socialização
Dança para deficientes
Autistas
Down Syndrome
Socialization
Dance.
Autism Spectrum Disorder
Síndrome de Down
Socialización
Baile
Trastorno del Espectro Autista
Idioma: por
Sigla da Instituição: UFS
Departamento: DFTL - Departamento de Fisioterapia Lagarto – Lagarto - Presencial
Citação: SANTOS, Daiany Costa de Jesus dos; ADORNO, Evanilza Teixeira. O papel da dança em crianças com síndrome de Down. 2017. 1 CD-ROM. Monografia (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de Sergipe, Lagarto, 2017.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8312
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