Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/832
Tipo de Documento: | Artigo |
Título: | Vivências dos estudantes de pré-grau com as matérias de administração de enfermagem |
Título(s) alternativo(s): | Vivencias de los estudiantes de pregrado con las asignaturas de administración de enfermería Nursing undergraduates experiences with nursing management subjects |
Autor(es): | Llapa-Rodriguez, Eliana Ofelia Carvalho, Ticiana Sirqueira Gois, Cristiane Franca Lisboa Guimarães, Alzira Maria D'Ávila Nery |
Data do documento: | Abr-2012 |
Abstract: | Objetivo. Explorar a percepção dos alunos de enfermagem com respeito a suas vivências com as matérias de administração. Metodologia. Estudo de caso no que se utilizou a análise de conteúdo e a matriz de Fortalezas e Oportunidades, Debilidades e Ameaças. De dezembro de 2009 a agosto de 2010 se realizou a investigação na que participaram 18 estudantes de enfermagem do 6º e 7º semestre de uma universidade federal brasileira. Resultados. Dos núcleos identificados surgiram as seguintes categorias: 1) o aluno de enfermagem e sua recepção nas instituições de saúde, 2) a conexão entre a teoria e a prática, 3) o papel do professor e a organização da matéria, e 4) o papel do aluno na matéria. Surgiram possibilidades e limitações a respeito do processo de ensino analisado. Conclusão. O processo ensino-aprendizagem desta matéria não é adequado, pelo que se requerem estratégias de ação que equilibre os conteúdos acadêmicos dados com o contexto local. _________________________________________________________________________________________ RESUMEN: Objetivo. Explorar la percepción de los alumnos de enfermería con respecto a sus vivencias con las asignaturas de administración. Metodología. Estudio de caso en el cual se utilizó el análisis de contenido y la matriz de Fortalezas y Oportunidades, Debilidades y Amenazas. De diciembre de 2009 a agosto de 2010 se realizó la investigación en la que participaron 18 estudiantes de enfermería del 6º y 7º semestre de una universidad federal brasileña. Resultados. De los núcleos identificados surgieron las siguientes categorías: 1) el alumno de enfermería y su recepción en las instituciones de salud, 2) la conexión entre la teoría y la práctica, 3) el rol del profesor y la organización de la asignatura, y 4) el rol del alumno en la asignatura. Surgieron posibilidades y limitaciones acerca del proceso de enseñanza analizado. Conclusión. El proceso enseñanza-aprendizaje de esta asignatura no es adecuado, por consiguiente, el componente pedagógico y metodológico de esta asignatura requiere estrategias de acción que equilibren los contenidos académicos impartidos con el contexto local. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACT: Objective. To explore the perception nursing students have towards their experiences with management subjects. Methodology. Case study, in which, content analysis and the Strengths Opportunities Weaknesses and Threats matrix were used. The research was carried out from December 2009 to August 2010. 18 nursing students from the 6th and 7th semesters of the Federal Brasileña University participated Results. From the nucleus identified the following categories emerged: 1) Nursing student and their reception in health institutions, 2) theory and practice connection, 3) professor s role and subject organization, 4) student s role in the subject. Possibilities and limitations about the analyzed teaching process emerged. Conclusion. The subject s teaching-learning process is not appropriate, reason why action strategies are required to balance academic contents with local contexts. |
Palavras-chave: | Enfermagem Educação em enfermagem Administração Professores universitários |
ISSN: | 0120-5307 |
Instituição/Editora: | Imprenta Universidad de Antioquia |
Citação: | LLAPA-RODRIGUEZ, E. O. et al. Vivências dos estudantes de pré-grau com as matérias de administração de enfermagem. Investigación y Educación en Enfermería, Medellín, v. 30, n. 1, mar. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0120-53072012000100010&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 12 dez. 2013. |
Licença: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor |
URI: | https://ri.ufs.br/handle/riufs/832 |
Aparece nas coleções: | DEN - Artigos de periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
VivenciasAdministracaoEnfermagem.pdf | 622,42 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.