Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8481
Document Type: Artigo
Title: A audiência do “Chaves”: motivos, usos e gratificações
Authors: Santos, Adriana da Rosa
Sales, Roseni dos Anjos
Ferreira, Raquel Marques Carriço
Issue Date: Dec-2015
Resumo : O presente artigo buscou compreender as principais motivações da audiência do seriado mais popular do Brasil, o “Chaves”, transmitido pelo o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT). Em virtude do recente falecimento do protagonista da série e do seu longínquo sucesso no Brasil, pretendemos compreender as razões que levam os receptores se encantarem por um programa que vem se repetindo a 30 anos com índices surpreendentes de audiência. O método da Teoria Fundamentada em Dados foi utilizado para empreender entrevistas com a audiência do programa e encontrar as respostas as nossas questões iniciais. Nosso estudo tem um caráter exploratório indutivo e contou com o contato de telespectadores assíduos do seriado, que nos levou a eleger quatro categorias principais de motivos para a audiência: identificação, hábito, aprendizagem e diversão.
Keywords: Seriado Chaves
Usos e gratificações
Audiência
Motivações
Teoria fundamentada em dados
ISSN: 2176-1507
Is part of: Revista Alterjor
Language: por
Publisher / Institution : Grupo de Estudos Alterjor: Jornalismo Popular e Alternativo (ECA-USP)
Citation: SANTOS, A. da R.; SALES, R. dos A.; FERREIRA, R. M. C. A audiência do “Chaves”: motivos, usos e gratificações. Revista Alterjor, São Paulo, v. 2, n. 12, p. 18-29, jul./dez. 2015. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/98923>. Acesso em: 26 jun. 2018.
License: Creative Commons Atribuição-SemDerivações-SemDerivados 3.0 Não Adaptada (CC BY-NC-ND 3.0)
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8481
Appears in Collections:DCOS - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AudienciaChavesUsosGratificacoes.pdf551,75 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.