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dc.contributor.authorRosa, Isabela Santos Correia-
dc.contributor.authorLandim, Myrna Friederichs-
dc.date.accessioned2018-07-11T00:39:37Z-
dc.date.available2018-07-11T00:39:37Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationROSA, I. S. C.; LANDIM, M. F. Mapas conceituais no ensino de Biologia: Um estudo sobre aprendizagem significativa. Scientia Plena, São Cristóvão, v. 11, n. 3, 2015. Disponível em: <https://www.scientiaplena.org.br/sp/article/view/2039>. Acesso em: 10 jul. 2018.pt_BR
dc.identifier.issn1808-2793-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8570-
dc.description.abstractOne of the goals of education is to promote meaningful learning content in different areas of science. However, measuring the degree of knowledge acquired by students in order to build significant changes in their conceptual systems is not an easy task. For this purpose, some authors recommend the educator, the use of concept maps as a means of learning assessment. Given the above, this article aims to analyze the effects of using concept maps as the assessment of meaningful learning content biology in a class of 1st year of high school to a state school education in the town of Lagarto - SE. To this end, there were lessons in the class action proposed in order to explore various activities related to the topic "Cell Division". At the end of activities, all students were evaluated by analyzing the concept maps constructed by them. Then, students study participants answered a questionnaire in order to verify the perception of learners against this method of assessment.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherAssociação Sergipana de Ciênciapt_BR
dc.relation.ispartofScientia Plenapt_BR
dc.subjectEnsino de biologiapor
dc.subjectMapas conceituaispor
dc.subjectAprendizagem significativapor
dc.subjectConceptual mapseng
dc.subjectBiology teachingeng
dc.subjectMeaningful learningeng
dc.titleMapas conceituais no ensino de Biologia: Um estudo sobre aprendizagem significativapt_BR
dc.title.alternativeConcept maps in teaching Biology: A study of meaningful learningeng
dc.typeArtigopt_BR
dc.identifier.licenseCreative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)pt_BR
dc.description.resumoUm dos objetivos da educação é promover a aprendizagem significativa de conteúdos das diferentes áreas da ciência. Todavia, mensurar o grau de conhecimentos adquiridos pelos alunos, de forma a construir mudanças significativas em seus sistemas conceituais não é uma tarefa fácil. Para tanto, alguns autores recomendam ao educador, o uso de mapas conceituais como forma de avaliação da aprendizagem. Diante do exposto, o presente artigo objetiva analisar os efeitos da utilização de mapas conceituais como forma de avaliação da aprendizagem significativa de conteúdos de Biologia em uma turma de 1º ano do Ensino Médio de uma escola da rede estadual de ensino, no município de Lagarto – SE. Para tanto, foram realizadas aulas de intervenção na turma proposta, a fim de explorar várias atividades referentes ao tema “Divisão Celular”. Ao término das atividades, os alunos foram avaliados mediante a análise de mapas conceituais construídos por eles. Em seguida, os aprendizes responderam um questionário, a fim de verificar a percepção dos mesmos diante desse método de avaliação.pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
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