Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8626
Document Type: Trabalhos em Eventos
Title: Aplicação da análise ergonômica do trabalho em uma indústria do setor moveleiro
Authors: Alexandre, Roberth Nannine da Costa
Mendonça, Romulo Souza de
Silva, Simone de Cassia
Monteiro, Luciano Fernandes
Santos, Maria Betania Gama
Issue Date: Oct-2011
Resumo : Neste artigo foi realizado um estudo de caso que teve o intuito de introduzir a metodologia da Análise Ergonômica do Trabalho (AET) numa empresa do ramo moveleiro no estado de Sergipe. O estudo focou uma análise no setor de metalurgia, mais precisamente na área de corte, pois este se destacou como uma zona crítica na interação homem-máquina. Ao considerar os fatores ambientais, foram indicadas recomendações que propiciarão melhorias nas condições de trabalho, visando à redução dos erros e o aumento da produtividade. Portanto o objetivo principal deste artigo foi realizar uma análise organizacional no setor de metalurgia da empresa, identificando os pontos críticos para a realização do trabalho e propondo soluções de melhoria, no sentido de evitar possíveis problemas ergonômicos nos trabalhadores da empresa. Para isso, foram estudadas as formas de trabalho, identificação dos problemas e sugestões de melhorias durante a execução das atividades desenvolvidas pelos trabalhadores. A metodologia utilizada consistiu de levantamentos e fundamentação teórica, da realização das etapas de análise da demanda da tarefa e das atividades pertinentes à metodologia de AET. Para a obtenção dos dados foram selecionados trabalhadores que desenvolvem a tarefa de corte no setor de móveis. Com a análise dos dados coletados, conseguiu-se identificar formas de manipulação de materiais e dados ambientais inadequados. A partir desta análise, foram sugeridas recomendações ergonômicas a fim de gerar mudanças significativas no setor estudado, visando um aumento de produtividade e melhor conforto ao operador no seu posto de trabalho. Concluiu-se que os resultados do estudo foram satisfatórios, pois a empresa pode, a partir das sugestões propostas, implantar medidas que melhorassem as condições ambientais dos postos de trabalho estudados, contribuindo para o aumento da produtividade e diminuição da quantidade de erros ocorridos.
Keywords: Ergonomia
Análise ergonômica do trabalho
Posto de trabalho
ISSN: 2318-3349
Is part of: Anais do Encontro Nacional de Engenharia de Produção - Enegep
Language: por
Publisher / Institution : ABEPRO
Citation: ALEXANDRE, R. N. da C. et al. Aplicação da análise ergonômica do trabalho em uma indústria do setor moveleiro. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP), XXXI, 2011. Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: ABEPRO, 2011. Disponível em: <http://www.abepro.org.br/publicacoes/artigo.asp?e=enegep&a=2011&c=17910>. Acesso em: 20 abr. 2018.
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) autores.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8626
Appears in Collections:DEPRO - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AplicacaoAnaliseErgonomica.pdf543,08 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.