Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8636
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Tatiane da Silva-
dc.contributor.authorSantos, Thisciane Ismerim Silva-
dc.contributor.authorLandim, Myrna Friederichs-
dc.date.accessioned2018-07-18T21:59:29Z-
dc.date.available2018-07-18T21:59:29Z-
dc.date.issued2015-08-
dc.identifier.citationSANTOS, T. da S.; SANTOS, T. I. S.; LANDIM, M. F. Contribuições do PIBID no processo de ensino-aprendizagem e na formação de docentes: uma experiência em Aracaju, SE. Revista Fórum Identidades, Itabaiana, SE, ano 9, v. 18, n. 18, mai./ago. 2015. Disponível em: <https://seer.ufs.br/index.php/forumidentidades/article/view/4754>. Acesso em: 18 jul. 2018.pt_BR
dc.identifier.issn1982-3916-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8636-
dc.description.abstractThe Institutional Program Initiation to Teaching Scholarship (PIBID) seeks, among many goals, establish a dialogue between school, university and community, coupled to reflection and the practice of teaching in context. Thus, this study aims to examine the contributions of PIBID in the teaching-learning process, in addition to teacher training of scholars linked to the project through workshops held in four biology classes in the 2º year of high school in a college located in the municipality of Aracaju. Through the application of a survey aimed at students, an interview for the class teacher, and the observations made by scholars, it was assessed positively the effectiveness of the methodologies used, and the impact of these workshops in the teaching-learning process. Therefore, we can conclude that contributes PIBID dynamics between theory and teaching practice.por
dc.languageporpt_BR
dc.publisherGEPIADDE/UFSpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Fórum Identidadespt_BR
dc.subjectBiologiapor
dc.subjectEnsino de biologiapor
dc.subjectEnsino-aprendizagempor
dc.subjectPrograma Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)por
dc.subjectBiologyeng
dc.subjectTeaching-learningeng
dc.titleContribuições do PIBID no processo de ensino-aprendizagem e na formação de docentes: uma experiência em Aracaju, SEpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editorpt_BR
dc.description.resumoO Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) busca, entre muitos objetivos, estabelecer um diálogo entre escola, universidade e comunidade, atrelado a reflexão e a prática de um ensino contextualizado. Dessa forma, o presente trabalho tem por objetivo analisar as contribuições do PIBID no processo de ensino-aprendizagem, além da formação docente de bolsistas ligadas ao projeto, através de oficinas de Biologia realizadas em quatro turmas do 2° ano do ensino médio de um colégio localizado no município de Aracaju. Através da aplicação de uma enquete destinada aos alunos, uma entrevista para o professor da turma, e as observações feitas pelas bolsistas, avaliou-se positivamente a eficácia das metodologias aplicadas, e a repercussão dessas oficinas no processo ensino-aprendizagem. Portanto, pode-se concluir que o PIBID contribui na dinâmica entre a teoria e a prática de ensino.pt_BR
dc.description.localItabaiana, SEpt_BR
Aparece nas coleções:DBI - Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ContribuicoesPIBIDEnsinoAprendizagem.pdf989,35 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.