Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8641
Tipo de Documento: Artigo
Título: Análise do ensino de ecologia em cursos de graduação em Sergipe quanto à utilização de aulas de campo
Título(s) alternativo(s): Analysis of teaching Ecology in undergraduate courses in Sergipe on the use of field classes
Autor(es): Silva, Tatiane Santos
Rosa, Isabela Santos Correia
Brito, Daniela de Vasconcelos
Landim, Myrna Friederichs
Data do documento: 2014
Resumo: O uso de aulas de campo no ensino de Ecologia é essencial, pois contribui tanto para o aprendizado dos alunos, quanto para sua sensibilização para as questões ambientais. Este trabalho objetiva analisar a utilização de aulas de campo em ambientes naturais do Estado de Sergipe, em cursos da Universidade Federal de Sergipe, nas modalidades presencial e à distância. Foram aplicados questionários a alunos de graduação que cursaram disciplinas relacionadas à área de Ecologia. Os alunos citaram os ecossistemas e as Unidades de Conservação visitadas e as atividades desenvolvidas. Apresentaram ainda dificuldades, como falta de transporte, material, horário compatível, e mesmo de interesse do professor, como fatores responsáveis pelo número de aulas práticas aquém do esperado por eles. Mais investimentos em recursos humanos e materiais são necessários para transpor as dificuldades observadas, para que esse tipo de atividade seja parte integrada e essencial do ensino de Ecologia.
Abstract: Field classes are an essential part in Ecology teaching, contributing both to increasing students learning as well as to improving their environmental awareness. This study aims to analyze the use of field classes in natural environments of the State of Sergipe, in undergraduate courses at the Universidade Federal de Sergipe, in the classroom and distance learning modalities. Questionnaires were administered to students who attended courses related to the field of Ecology. Students cited the ecosystems and conservation units visited and the activities undertaken. They also mentioned difficulties found, such as lack of transportation, material, time availability, and even of teacher’s interest, as factors responsible for the field classes below their expectations. More investment in human and material resources are needed to overcome the difficulties found out, in order to field classes become an essential and integrated part of Ecology teaching.
Palavras-chave: Ensino de ecologia
Graduação
Aulas de campo
Ecology teaching
Undergraduate courses
Field classes
Sergipe
ISSN: 1808-2793
Parte de : Scientia Plena
Idioma: por
Instituição/Editora: Associação Sergipana de Ciência
Citação: SILVA, T. S. et al. Análise do ensino de ecologia em cursos de graduação em Sergipe quanto à utilização de aulas de campo. Scientia Plena, São Cristóvão, SE, v. 10, n. 4(A), 2014. Disponível em: <https://www.scientiaplena.org.br/sp/article/view/1597/957>. Acesso em: 18 jul. 2018.
Licença: Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8641
Aparece nas coleções:DBI - Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AnaliseEnsinoEcologiaGraduacao.pdf1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.