Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8711
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSales, Adeline Brito-
dc.contributor.authorLandim, Myrna Friederichs-
dc.date.accessioned2018-08-15T21:54:43Z-
dc.date.available2018-08-15T21:54:43Z-
dc.date.issued2009-12-
dc.identifier.citationSALES, A. B.; LANDIM, M. F. Análise da abordagem da flora nativa em livros didáticos de biologia usados em escolas de Aracaju - SE. Experiências em Ensino de Ciências, Cuiabá, v. 4, n, 3. p. 17-29, dez. 2009. Disponível em: <http://www.if.ufrgs.br/eenci/artigos/Artigo_ID86/v4_n3_a2009.pdf>. Acesso em: 15 ago. 2018.pt_BR
dc.identifier.issn1982-2413-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8711-
dc.description.abstractThe Brazilian native ecosystems have been destroyed since the country’s discovery by the Portuguese, and this fact is also an educational problem. Being the school books still one of the most used resources in classrooms, the five most used books in schools of Aracaju were selected and the way the native flora is showed in these books was analyzed. The plant species presented in the text were listed and analyzed according to the following criteria: proportion between text and illustration, use of scientific nomenclature, contexts in which the plants are presented, and identification of the plant origin. Most plant examples found are presented in the contents related to Plant Morphology and Economic Importance, in the text, without any relationship with their environment, being the majority of these examples related to exotic plants.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grosso (UFMT)pt_BR
dc.relation.ispartofExperiências em Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectFlora nativapor
dc.subjectSergipepor
dc.subjectLivro didáticopor
dc.subjectEnsino de biologiapor
dc.subjectNative floraeng
dc.subjectSchool bookseng
dc.subjectBiology teachingeng
dc.titleAnálise da abordagem da flora nativa em livros didáticos de biologia usados em escolas de Aracaju - SEpt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the native flora contents in biology textbooks used in schools of Aracaju – SEeng
dc.typeArtigopt_BR
dc.identifier.licenseCreative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)pt_BR
dc.description.resumoOs ecossistemas nativos brasileiros vêm sendo destruídos desde o descobrimento e isto é, também, um problema educacional. Como o livro didático ainda é um dos recursos mais utilizados em sala de aula, foram selecionados os cinco livros mais utilizados em escolas de Aracaju, sendo analisado o modo como a flora nativa é abordada nestes. As plantas presentes no texto foram listadas e analisadas segundo os critérios: proporção entre texto e ilustração, uso da nomenclatura científica, conteúdos em que as plantas são abordadas e a identificação da origem da planta. Verificou-se que a maior parte dos exemplos de plantas são apresentados nos conteúdos relacionados à Morfologia e Importância Econômica das plantas, em forma de texto, sem relacionar a planta com o seu ambiente sendo esses exemplos, em sua maior parte, de plantas exóticas.pt_BR
dc.description.localCuiabápt_BR
Aparece nas coleções:DBI - Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AnaliseAbordagemFlora.pdf196,97 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.