Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8712
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: Alfabetização científica e ensino de biologia: uma análise de livros didáticos para o 1º ano do Ensino Médio
Autor(es): Landim, Myrna Friederichs
Freitas, Denise de
Diniz, Renato
Data do documento: Ago-2017
Resumo: Face a relevância da alfabetização científica para a formação cidadã e a importância dos livros didáticos no processo de ensino de Ciências, este trabalho busca analisar conteúdos abordados e linguagem adotada em livros de Biologia selecionados pelo Programa Nacional do Livro (PNLD) no tocante a sua possibilidade de contribuição para o processo de formação científica crítica de nossos alunos. Estes resultados são discutidos no contexto brasileiro, altamente heterogêneo geograficamente e desigual, econômica e socialmente, quanto aos níveis de analfabetismo funcional ainda prevalecentes no país e investimentos em políticas governamentais de fomento à Educação, como a aquisição e distribuição de manuais escolares pelo PNLD. Discute-se se, em seus moldes atuais, são realmente capazes de subsidiar a implementação de práticas de alfabetização científica face essa realidade multifacetada.
Abstract: In view of the relevance of scientific literacy for citizen education and the importance of science textbooks in the teaching of science, this work aims to analyze contents and language adopted in biology textbooks selected by the Brazilian National Textbooks Program (PNLD) regarding its contribution to the critical scientific education of our students. These results are discussed in the Brazilian context, highly heterogeneous, geographically and economically, and socially unequal, regarding the levels of functional illiteracy still prevalent in the country and recent governamental investments in public policies to promote education, such as the acquisition and distribution of school textbooks by PNLD. It is discussed whether, in their current molds, they are really able to subsidize the implementation of scientific literacy practices in face of this multifaceted reality.
Palavras-chave: Ensino de ciências
Educação científica
Brasil
Teaching biology
Curricular changes
Brazil
ISSN: 1982-3657
Parte de : Anais do XI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma: por
Instituição/Editora: Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Citação: LANDIM, M. F.; FREITAS, D.; DINIZ, R. Alfabetização científica e ensino de biologia: uma análise de livros didáticos para o 1º ano do Ensino Médio. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL "EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE", 11., 2017, São Cristóvão. Anais eletrônicos... São Cristóvão: EDUCON, 2017. Disponível em: <http://anais.educonse.com.br/2017/alfabetizacao_cientifica_e_ensino_de_biologia_uma_analise_de_livr.pdf>. Acesso em: 15 ago. 2018.
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8712
Aparece nas coleções:DBI - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AlfabetizacaoCientificaEnsinoBiologia.pdf405,69 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.