Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8719
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título : Universidade em ação: ciência e arte como instrumento de Educação Ambiental
Autor : Santos, Samantha Carvalho
Landim, Myrna Friederichs
Souza, Jamylle Barcellos de
Fecha de publicación : nov-2009
Resumen: As universidades possuem uma função importante na produção de conhecimentos e um papel primordial na formação de cidadãos, devendo estender suas atividades para além dos seus muros. O presente projeto, de caráter multidisciplinar, envolve diferentes ações, objetivando aproximar a comunidade do Grande Rosa Elze da UFS. Essas ações buscam promover o crescimento pessoal e profissional de todos os envolvidos e procuram abranger problemas sócio-econômicos e ambientais. As atividades são realizadas em encontros semanais, realizados na própria universidade, podendo acontecer em outros locais, quando necessário. O projeto trabalha com um grupo envolvendo cerca de 15 crianças, estudantes do ensino fundamental e moradoras do grande Rosa Elze. O projeto é dividido em três subprojetos, o Clube de Ciências, que visa despertar nos alunos a curiosidade pelo conhecimento científico e seus modos de construção, ajudando-os a compreender melhor os fenômenos cotidianos, o grupo de teatro CiênciArte, que trabalha as questões socioambientais através do teatro, e o Ciência na Praça, uma atividade de divulgação da produção científica da UFS para a comunidade local. Eventualmente, outras atividades podem ser estruturadas, como a I Colônia de Férias CiênciArte, realizada em janeiro de 2009. Dentre os resultados obtidos até o momento, destacam-se a melhoria da capacidade de compreensão e aumento do estímulo dos alunos pela ciência e o desenvolvimento didático dos monitores. Percebe-se, também, um maior interesse e disposição dos alunos pelas atividades escolares. Ressaltam-se ainda benefícios relativos ao desenvolvimento de habilidades de expressão oral e escrita, aumento da auto-estima e sensibilização para questões sócio-ambientais dos alunos envolvidos. Dessa forma, além das contribuições para a vida acadêmica e pessoal de todos os envolvidos, as ações realizadas buscam contribuir para a solução de problemas do bairro e, assim, envolver a comunidade na busca pela melhoria das condições de vida. Com a continuidade dos trabalhos, espera-se ampliar o número de alunos envolvidos, abrir grupos também para alunos do ensino médio e inserir alunos de outros cursos de licenciatura, além de Ciências Biológicas, como monitores do projeto.
Palabras clave : Educação ambiental
Responsabilidade social universitária
Meio ambiente
Es parte de: Anais Eletrônicos – VI Semana de Extensão UFS
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe
Citación : SANTOS, S. C.; LANDIM, M. F.; SOUZA, J. B. de. Universidade em ação: ciência e arte como instrumento de Educação Ambiental. In: SEMANA DE EXTENSÃO UFS, 6., 2009, São Cristóvão. Anais eletrônicos... São Cristóvão: UFS, 2009.
URI : http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8719
Aparece en las colecciones: DBI - Trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
UniversidadeAcaoCienciaArte.pdf43,36 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.