Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/872
Document Type: Trabalhos em Eventos
Title: Redes de transportes e crise do setor no Brasil
Authors: Felipe Junior, Nelson Fernandes
Silveira, Márcio Rogério
Issue Date: Jul-2010
Abstract: As deficiências do sistema de transportes no Brasil – principalmente a partir da década de 1980 – são empecilhos ao desenvolvimento nacional. Os estrangulamentos infraestruturais e a falta de maiores investimentos são prejudiciais à fluidez territorial e conduzem à ineficácia do escoamento de cargas no território brasileiro e ao Custo Brasil em transportes. Por conseguinte, as exportações, a competitividade dos produtos nacionais, sobretudo no mercado externo, e os investimentos produtivos são influenciados, repercutindo negativamente no efeito multiplicador interno e no crescimento macroeconômico. O objeto de pesquisa é delimitado em seus recortes temático (rede de transportes), espacial (o território brasileiro) e temporal (desde a década de 1980 até a atualidade). A pesquisa tem como objetivo geral analisar os principais gargalos que prejudicam a rede de transportes e a fluidez no escoamento de cargas no território nacional.
Keywords: Transportes
Infra-estrutura
Logística
Programa de Aceleração do Crescimento
Publisher / Institution : Associação dos Geógrafos Brasileiros
Citation: FELIPE JUNIOR, N. F.; SILVEIRA, M. R. Redes de transportes e crise do setor no Brasil. In: ENCONTRO NACIONAL DOS GEÓGRAFOS, 16., 2010, Porto Alegre. Anais eletrônicos... Porto Alegre, 2010. Disponível em: <www.agb.org.br/evento/download.php?idTrabalho=209‎>. Acesso em: 4 fev. 2014.
License: © Copyleft http://www.agb.org.br: É livre a reprodução para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados e esta nota seja incluída.
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/872
Appears in Collections:DGE - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RedesTransportesBrasil.pdf155,54 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.