Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/873
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: Transporte marítimo do estado de São Paulo: redes, fluxos e circulação do capital
Autor(es): Felipe Junior, Nelson Fernandes
Silveira, Márcio Rogério
Data do documento: Ago-2010
Abstract: O artigo realiza uma análise acerca do transporte hidroviário marítimo de mercadorias a partir do estado de São Paulo, considerando as redes e os fluxos existentes entre o território paulista e outras regiões brasileiras (cabotagem) e países (transporte internacional) ao longo das duas últimas décadas, visto que houve um incremento das conexões a partir do início da década de 1990. O modal hidroviário marítimo possui destaque nas exportações nacionais (sobretudo de commodities), ao mesmo tempo em que permite a chegada de produtos diversos (principalmente industriais e de alta tecnologia), satisfazendo as demandas corporativas, produtivas, econômicas e sociais. A formação de redes hidroviárias marítimas é essencial para o processo de circulação e reprodução do capital. Palavras-chave: transporte marítimo, circulação do capital, redes, fluxos.
Palavras-chave: Transporte marítimo
Capital
Fluxos de mercadorias
Redes hidroviárias
Modal hidroviário marítimo
Exportação
Instituição/Editora: Asociación de Universidades Grupo Montevideo
Citação: FELIPE JUNIOR, N. F.; SILVEIRA, M. R. Transporte marítimo do estado de São Paulo: redes, fluxos e circulação do capital. In: BIENAL DEL COLOQUIO DE TRANSFORMACIONES TERRITORIALES, 8., 2010, Buenos Aires. Anais eletrônicos... Buenos Aires, 2010. Disponível em: <http://www.catedras.fsoc.uba.ar/panaia/augm/rm8_rm20i.html>. Acesso em: 4 fev. 2014.
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/873
Aparece nas coleções:DGE - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TransporteMaritimoSP.pdf764,15 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.