Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8737
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAlves, Melina Vieira-
dc.date.accessioned2018-08-21T13:33:28Z-
dc.date.available2018-08-21T13:33:28Z-
dc.date.issued2016-11-09-
dc.identifier.citationALVES, Melina Vieira. Ensino de biologia : tabuleiro de engenharia genética. São Cristóvão, SE, 2016. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Departamento de Biologia, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8737-
dc.description.abstractSome teaching methodologies may make teaching Biology demotivating and uninteresting for students, among which the use of textbooks as a didactic resource and teaching without articulation to their social and environmental implications is highlighted. The plurality of teaching methodologies is necessary for the teaching of biology, since this science is based on scientific methods and sometimes not observable processes in the classroom. Among the topics within the Biological Sciences that involve complex biological processes, we have Biotechnology, which is a multidisciplinary science and of great socio-environmental relevance. The present work verified how the biotechnological aspects are approached in some books of Biology for High School, through the analysis of the content present in them, having as purpose the elaboration of a didactic game for students of High School on techniques and applications of Genetic Engineering and Techniques. In this work the TEG is presented: Gene Engineering Board, didactic material proposed for the teaching of Biotechnology.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectEnsino de biotecnologiapor
dc.subjectJogos didáticospor
dc.subjectEngenharia genéticapor
dc.subjectBiologiapor
dc.subjectEnsino de biologiapor
dc.subjectGenéticapor
dc.subjectBiotecnologiapor
dc.subjectBiotechnology teachingeng
dc.subjectTeaching gameseng
dc.subjectGenetic engineeringeng
dc.titleEnsino de biologia : tabuleiro de engenharia genéticapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Estevam, Charles dos Santos-
dc.description.resumoAlgumas metodologias de ensino podem tornar o ensino de Biologia desmotivador e desinteressante para os estudantes, entre estas se destaca a utilização exclusiva do livro didático como recurso didático e o ensino sem articulação às suas implicações sociais e ambientais. A pluralidade de metodologias de ensino se faz necessário para o ensino de Biologia, uma vez que esta ciência é fundamentada em métodos científicos e processos por vezes não observáveis em sala de aula. Entre os temas dentro das Ciências Biológicas que envolvem processos biológicos complexos, tem-se a Biotecnologia, que trata-se de uma ciência multidisciplinar e de grande relevância socioambiental. O presente trabalho verificou como os aspectos biotecnológicos são abordados em alguns livros de Biologia para o Ensino Médio, através da análise do conteúdo presente nestes, tendo como finalidade a elaboração de um jogo didático para estudantes do Ensino Médio sobre técnicas e aplicações da Engenharia Genética e técnicas associadas. Neste trabalho é apresentado o TEG: Tabuleiro de Engenharia Genética, material didático proposto para o ensino de Biotecnologia.pt_BR
dc.publisher.departmentDBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SE.pt_BR
Appears in Collections:Biologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Melina_ Vieira_ Alves.pdf1,81 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.