Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8741
Tipo de Documento: Monografia
Título: Ação educativa para o combate e prevenção de piolhos em uma escola situada no Bairro Rosa Elze, São Cristóvão - SE
Autor(es): Souza, Rejane Medeiros
Data do documento: 26-Out-2016
Orientador: Barbosa, Luciene
Resumo: Pediculose é uma infestação causa pelo Pediculus capitis, mais conhecido como piolho do couro cabeludo, afeta principalmente crianças em idade escolar devido ao maior contato e aglomeração de pessoas em escolas. É um problema de saúde pública que traz sintomas físicos e psicológicos como coceira intensa e constrangimento, respectivamente. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo levar aos alunos os conhecimentos necessários para a prevenção e combate a pediculose, afim de que esses conhecimentos sejam difundidos entre amigos e familiares. Este é um trabalho qualitativo realizado entre os anos da alfabetização até o 9°ano em uma escola particular do bairro Roza Elze na cidade de São Cristovão-SE. Foi realizada uma palestra e abordados temas sobre prevenção, tratamentos, mitos e verdades sobre os piolhos. Foi aplicado um questionário em dois momentos, antes e depois da palestra, com o objetivo de investigar e avaliar, respectivamente, o quanto eles conheciam sobre piolhos. Os alunos também participaram do Jogo do Piolho, como forma lúdica de fixar o tema. Os resultados mostraram que do total de 57 alunos, 35 já haviam tido piolhos, sendo a maioria meninas. Os alunos pouco sabiam sobre as formas de profilaxia e associava o piolho à falta de higiene. Após a palestra, os alunos deram um retorno satisfatório mostrando um grande avanço educativo sobre pediculose. No entanto, foi observada uma deficiência de pais e professores em relação à educação em saúde na escola. A partir desses resultados conclui-se que é preciso uma intervenção em que a comunidade participe ativamente na prevenção da pediculose e da saúde como um todo.
Palavras-chave: Biologia
Ensino de biologia
Escolas públicas, São Cristóvão (SE)
Bairro Rosa Elze (São Cristóvão, SE)
Pediculose
área CNPQ: CIENCIAS BIOLOGICAS::PARASITOLOGIA
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencial
Citação: SOUZA, Rejane Medeiros. Ação educativa para o combate e prevenção de piolhos em uma escola situada no Bairro Rosa Elze, São Cristóvão - SE, 2016. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2016.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8741
Aparece nas coleções:Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rejane_Medeiros_Souza.pdf897,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.