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Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: Percepção ambiental de alunos do Ensino Médio Frequentadores do Shopping Jardins, Aracaju, SE, em relação a seus hábitos de consumo e à problemática ambiental
Autor(es): Chagas, Ilsema dos Santos
Landim, Myrna Friederichs
Data do documento: Out-2009
Resumo: A degradação ambiental, na maioria das vezes, é causada pela ação humana, colocando em risco a sobrevivência de todos os seres vivos, inclusive a nossa. O nosso padrão de consumo, decorrente do modelo de desenvolvimento econômico vigente, o capitalismo, estimula a produção e o consumo exagerados, sendo as reservas naturais, em conseqüência, sobre-exploradas. No entanto, o ato de consumir é algo necessário . Diariamente pessoas de diversas faixas etárias compram produtos em vários tipos de locais, como feiras, lojas e shopping centers, grandes centros comerciais, típicos da era moderna e verdadeiros “templos do consumo”. Diante desse contexto, este artigo aborda a importância de uma reflexão sobre os nossos padrões de consumo, tendo como objetivo geral a análise da percepção ambiental de alunos do Ensino Médio de escolas públicas e particulares freqüentadores do Shopping Jardins, Aracaju, SE, quanto aos seus hábitos de consumo e a problemática ambiental. Foram entrevistados 120 alunos, 60 de cada sexo, no espaço interno do desse shopping entre junho e julho de 2009. A maioria dos alunos entrevistados são alunos de escolas particulares (77%), provém de lares com renda familiar acima de três salários mínimos (61%) e das classes sociais A, C e B, principalmente. A grande maioria dos alunos (73%) frequentam esse centro comercial por razões hedônicas (lazer e diversão). Quando vão ao shopping, geralmente gastam com cinema e alimentação, embora não seja muito alto o valor gasto por eles (entre R$15,00 a R$25,00). Enquanto consumidores juvenis, esses estudantes não parecem ser consumistas ao extremo. Ao comprar algum produto, consideram a sua necessidade, mas também o conforto e a qualidade do produto, bem como o fato deste estar na moda. Surpreendentemente, grande parte dos alunos (67%) disse trocar o aparelho celular apenas quando este apresenta defeito. Segundo a maioria destes alunos (57%), as escolas em que estudam desenvolvem atividades de Educação Ambiental, as quais consideram importantes. Entretanto, segundo eles, os professores de Geografia e Biologia são os que mais abordam a temática ambiental em suas aulas. Em geral, os alunos percebem o meio ambiente como a biosfera e compreendem que muito do que compramos ou consumimos são responsáveis para contribuir para o aumento da degradação ambiental. Muitos desses alunos enfatizaram, inclusive, que ajudam na preservação ambiental, afimando que“separam o lixo e jogam o lixo no lixo”e evitam o desperdício de água e energia.
Palavras-chave: Consumo
Problemas ambientais
Ensino médio
Shopping Center
Aracaju (SE)
Meio ambiente
Parte de : Anais do 2º Encontro Sergipano de Educação Ambiental IV Seminário Interno da Sala Verde na UFS
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Citação: CHAGAS, I. S.; LANDIM, M. F. Percepção ambiental de alunos do Ensino Médio Frequentadores do Shopping Jardins, Aracaju, SE, em relação a seus hábitos de consumo e à problemática ambiental. In: ENCONTRO SERGIPANO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, 2., 2010, São Cristóvão. Anais... São Cristóvão: UFS, 2010.
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) autores.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8746
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