Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8754
Tipo de Documento: Monografia
Título: Análise de parâmetros físico-químicos dos méis produzidos e comercializados pelo assentamento 13 de maio (Japaratuba/SE) e região
Autor(es): Gois, Anderson Menezes de
Data do documento: 23-Mar-2018
Orientador: Lobato, Luciana Pereira
Resumo: O mel é um alimento de origem animal, sendo um dos produtos em destaque produzido pelas abelhas por ser considerado um alimento natural. Além disso, ele também tem sido considerado por suas propriedades terapêuticas e por ser usado como suplemento alimentar, devido ao seu alto valor energético. Em Sergipe a apicultura é uma atividade que se encontra em fase de crescimento, devido ao seu potencial fitogeográfico. Como o mel é um produto natural de fornecimento limitado e, frequentemente, de alto preço, mas ao mesmo tempo bastante apreciado por seu sabor característico e seu considerável valor nutritivo, este produto pode ser alvo de adulterações que fazem com que a qualidade do produto seja motivo para desconfiança dos consumidores. No Brasil há uma legislação específica para o mel que estabelece parâmetros de qualidade, com indicação das análises e métodos a serem empregados. Diante disso, o objetivo deste estudo é caracterizar físico quimicamente os méis produzidos e comercializados pelo Assentamento 13 de Maio (Japaratuba/SE) e região. Foram realizadas análises físico-químicas (teor de açúcares redutores, acidez, atividade diastásica, umidade, hidroximetilfurfural (HMF), sacarose aparente, minerais e reação de lugol), segundo a Instrução Normativa Nº 11/2000 do Ministério da Agricultura e do Abastecimento, através das metodologias propostas pelo Instituto Adolfo Lutz. Para as metodologias de açúcares redutores, umidade, minerais e atividade diastásica a maioria e/ou todas as amostras se encontram dentro dos parâmetros estabelecidos pela legislação, no entanto isso não acontece com relação às metodologias de HMF, acidez e sacarose. Pode-se concluir que a única amostra que se encontra dentro dos padrões estabelecidos pela legislação para todas as análises é a de número 5, com isso ressalta-se a importância das análises físico-químicas para se ter a certeza da qualidade do produto consumido, além de auxiliar na definição de parâmetros de qualidade.
Palavras-chave: Mel
Abelha
Criação
Sacarose
Alimentos
Teor mineral
Análises físico-químicas
IN 11/2000
Idioma: por
Sigla da Instituição: UFS
Departamento: DFAL - Departamento de Farmácia – Lagarto - Presencial
Citação: GOIS, Anderson Menezes de. Análise de parâmetros físico-químicos dos méis produzidos e comercializados pelo assentamento 13 de maio (Japaratuba/SE) e região. 2018. 1 CD-ROM. Monografia (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal de Sergipe, Lagarto, 2018.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8754
Aparece nas coleções:Farmácia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANDERSON_MENEZES_DE_GOIS.pdf1,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.