Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/879
Tipo de Documento: Artigo
Título: Estudo tafonômico de um sepultamento proveniente do sítio Toca do Tenente, São Raimundo Nonato, Piauí
Autor(es): Carvalho, Olívia Alexandre de
Queiroz, Alberico Nogueira de
Moraes, Flávio Augusto de Aguiar
Data do documento: 2006
Abstract: O estudo de materiais arqueológicos pode nos fornecer informações sobre o modo de vida das sociedades do passado. Atualmente vemos a importância de um estudo paleoantropológico nos trabalhos de escavação de sítios arqueológicos, coletando in situ, as informações necessárias antes da retirada do material. Através deste estudo preliminar, tentamos inferir ou conhecer um pouco mais sobre o comportamento ritualista das populações pré-históricas do Nordeste do Brasil, contribuindo assim para compreensão das relações existentes entre população-costume e dos processos e trajetórias cultural e biológica do homem pré-histórico, permitindo a obtenção de dados e avaliações precisas de tipo de sepulturas.
Palavras-chave: Arqueologia
Paleoantropologia
Sítio Toca do Tenente, Piauí
São Raimundo Nonato
Tafonomia
Populações pré-históricas
Instituição/Editora: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: CARVALHO, O. A.; QUEIROZ, A. N.; MORAES, F. A. A. Estudo tafonômico de um sepultamento proveniente do sítio Toca do Tenente, São Raimundo Nonato, Piauí. Clio Arqueológica, Recife, v. 2, n. 21, p. 40-53, 2006. Disponível em: <http://www.ufpe.br/clioarq/images/documentos/2006-V2N21/2006v2n21a2.pdf>. Acesso em: 4 fev. 2014.
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/879
Aparece nas coleções:DARQ - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EstudoTafonomicoToca.pdf164,93 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.