Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8807
Tipo de Documento: | Monografia |
Título: | Alimentação e nutrição no ensino de ciências : uma experiência sob a perspectiva CTSA em uma escola da rede pública de Aracaju-SE |
Autor(es): | Santana, Sebastiana Érica Cruz |
Data do documento: | 14-Jun-2017 |
Orientador: | Guimarães, Carmen Regina Parisotto |
Resumo: | A alimentação é uma necessidade fisiológica, mas para os seres humanos o ato de alimentar-se ganhou novos significados como a incorporação do prazer e de preferências. Nesse contexto surgiram os hábitos alimentares, que comumente são passados de geração para geração, com a atualização apenas das preferências incorporadas e dos novos alimentos que surgiram. A maioria destes novos alimentos são na realidade produtos alimentares, os quais são produzidos com ingredientes e/ou substâncias que apenas a indústria possui. Nesse novo contexto, manifestam-se os maus hábitos alimentares, que desencadeiam doenças crônicas não transmissíveis como a obesidade e a hipertensão. Dessa maneira surge a necessidade de discutir na escola a formação dos hábitos alimentares e seus determinantes, bem como suas consequências. Assim, o objetivo dessa pesquisa foi ampliar o pensamento crítico dos estudantes de uma turma do ensino fundamental de uma escola da rede pública de Aracaju, Sergipe, através de aulas ministradas sob uma perspectiva CTSA. Nesse sentido, foi aplicado um questionário para identificar os hábitos alimentares dos estudantes. Após a sua análise foram criadas e aplicadas atividades de intervenção constantes de sete aulas de 50 minutos cada. Ao final da intervenção, com o objetivo de avaliar o trabalho, foi aplicado mais um questionário para os estudantes e realizada uma entrevista com a professora da turma. Observou-se que os hábitos alimentares dos estudantes não correspondem as recomendações do Guia Alimentar Para a População Brasileira. Nesse sentido, foram ministradas sete aulas dialogadas, nas quais foram realizadas atividades onde os estudantes participaram ativamente e, ao final, os discentes avaliaram o trabalho desenvolvido como importante para o aprendizado e para a mudança dos hábitos alimentares. A professora da turma considerou o trabalho importante e inovador naquele contexto. Concluiu-se que através do ensino de ciências é possível, ampliar o pensamento crítico para temas simples e importante, como a própria alimentação. |
Palavras-chave: | Biologia Ensino de biologia Educação alimentar Hábitos alimentares Nutrição |
área CNPQ: | CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe |
Departamento: | DBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencial |
Citação: | SANTANA, Sebastiana Érica Cruz. Alimentação e nutrição no ensino de ciências : uma experiência sob a perspectiva CTSA em uma escola da rede pública de Aracaju-SE. São Cristóvão, SE, 2017. Monografia (Licenciatura em Biologia) - Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2017. |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8807 |
Aparece nas coleções: | Biologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Sebastiana_Érica_Cruz_Santana.pdf | 1,34 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.