Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8807
Document Type: Monografia
Title: Alimentação e nutrição no ensino de ciências : uma experiência sob a perspectiva CTSA em uma escola da rede pública de Aracaju-SE
Authors: Santana, Sebastiana Érica Cruz
Issue Date: 14-Jun-2017
Advisor: Guimarães, Carmen Regina Parisotto
Resumo : A alimentação é uma necessidade fisiológica, mas para os seres humanos o ato de alimentar-se ganhou novos significados como a incorporação do prazer e de preferências. Nesse contexto surgiram os hábitos alimentares, que comumente são passados de geração para geração, com a atualização apenas das preferências incorporadas e dos novos alimentos que surgiram. A maioria destes novos alimentos são na realidade produtos alimentares, os quais são produzidos com ingredientes e/ou substâncias que apenas a indústria possui. Nesse novo contexto, manifestam-se os maus hábitos alimentares, que desencadeiam doenças crônicas não transmissíveis como a obesidade e a hipertensão. Dessa maneira surge a necessidade de discutir na escola a formação dos hábitos alimentares e seus determinantes, bem como suas consequências. Assim, o objetivo dessa pesquisa foi ampliar o pensamento crítico dos estudantes de uma turma do ensino fundamental de uma escola da rede pública de Aracaju, Sergipe, através de aulas ministradas sob uma perspectiva CTSA. Nesse sentido, foi aplicado um questionário para identificar os hábitos alimentares dos estudantes. Após a sua análise foram criadas e aplicadas atividades de intervenção constantes de sete aulas de 50 minutos cada. Ao final da intervenção, com o objetivo de avaliar o trabalho, foi aplicado mais um questionário para os estudantes e realizada uma entrevista com a professora da turma. Observou-se que os hábitos alimentares dos estudantes não correspondem as recomendações do Guia Alimentar Para a População Brasileira. Nesse sentido, foram ministradas sete aulas dialogadas, nas quais foram realizadas atividades onde os estudantes participaram ativamente e, ao final, os discentes avaliaram o trabalho desenvolvido como importante para o aprendizado e para a mudança dos hábitos alimentares. A professora da turma considerou o trabalho importante e inovador naquele contexto. Concluiu-se que através do ensino de ciências é possível, ampliar o pensamento crítico para temas simples e importante, como a própria alimentação.
Keywords: Biologia
Ensino de biologia
Educação alimentar
Hábitos alimentares
Nutrição
Subject CNPQ: CIENCIAS BIOLOGICAS
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe
Department: DBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencial
Citation: SANTANA, Sebastiana Érica Cruz. Alimentação e nutrição no ensino de ciências : uma experiência sob a perspectiva CTSA em uma escola da rede pública de Aracaju-SE. São Cristóvão, SE, 2017. Monografia (Licenciatura em Biologia) - Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2017.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8807
Appears in Collections:Biologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sebastiana_Érica_Cruz_Santana.pdf1,34 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.