Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8810
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Jaqueline Ferreira dos | - |
dc.date.accessioned | 2018-08-30T13:11:35Z | - |
dc.date.available | 2018-08-30T13:11:35Z | - |
dc.date.issued | 2017-05-29 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Jaqueline Ferreira dos. Educação ambiental e preservação das tartarugas marinhas em Sergipe : o centro de visitante do Tamar como uma ferramenta para a sensibilização socioambiental. São Cristóvão - SE, 2017. Monografia (Licenciatura em Biologia) - Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8810 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.subject | Biologia | por |
dc.subject | Ensino de biologia | por |
dc.subject | Percepção socioambiental | por |
dc.subject | Tartarugas marinhas | por |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Meio ambiente | por |
dc.subject | Projeto Tamar | por |
dc.subject | Tartarugas | por |
dc.title | Educação ambiental e preservação das tartarugas marinhas em Sergipe : o centro de visitante do Tamar como uma ferramenta para a sensibilização socioambiental | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Araújo, Maria Inez Oliveira | - |
dc.description.resumo | O presente estudo pretende identificar de que maneira a Educação Ambiental (EA) pode contribuir para a sensibilização sobre as tartarugas marinhas de alunos(as) da Rede Municipal de Aracaju visitantes do TAMAR – Oceanário de Aracaju. Nessa perspectiva, a EA, é concebida como uma importante ferramenta de sensibilização socioambiental, capaz de promover mudanças de valores e atitudes na construção de uma sociedade sustentável. A responsabilidade por uma sociedade equilibrada é de todos, seja no âmbito da educação formal ou não-formal. O presente estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa e quantitativa, de abordagem exploratória, capaz de conhecer e definir o objeto de estudo. A primeira etapa desta pesquisa constituiu-se em um breve levantamento diagnóstico sobre as escolas e alunos(as) visitantes do Oceanário buscando selecioná-los(as) para participar da pesquisa, ou seja, trata-se de uma amostra intencional, pois abrange um pequeno número de pessoas que são escolhidas intencionalmente em função de sua relevância. Em seguida, a segunda etapa foi de aplicação dos questionários aos(às) alunos(as) das escolas selecionadas, sendo estas Ensino Fundamental do Município de Aracaju. Dessa forma, os dados foram analisados a partir da Análise Textual Discursiva (ATD) pois esta fornece uma análise mais crítica e ampla do tema pesquisado. Buscamos discutir sobre as contribuições da EA para a preservação das tartarugas marinhas, além de avaliar a percepção dos alunos sobre a importância desses animais. Dito isso, trazemos reflexões sobre sugestões de práticas socioambientais que podem ser realizadas no Oceanário, a fim de tornar efetiva sua prática. Ressaltamos, também, a necessidade de realizar projetos sobre EA nas escolas, em parceria com o projeto TAMAR – Oceanário de Aracaju, pois foi observado que os(as) discentes apresentam uma visão restrita sobre a importância de preservar as tartarugas. Diante disso, acreditamos que somente uma visita ao Oceanário não é o suficiente para despertar essa percepção nos(as) alunos(as). O que reforça a ideia de que o trabalho de EA precisar ser contínuo e permanente, para, assim, atingir os resultados desejados. Palavras-chave: | pt_BR |
dc.publisher.department | DBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencial | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA | pt_BR |
dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão, SE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Biologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Jaqueline_Ferreira_Santos.pdf | 599,52 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.