Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8811
Document Type: Monografia
Title: Sondagem sobre o conhecimento da importancia ambiental da Ordem Quiróptera em uma turma do 7° ano do Ensino Médio
Authors: Meneses, Andreza Cardoso
Issue Date: 6-Jun-2017
Advisor: Galvão, Luzia Cristina de Melo Santos
Resumo : Mitos que circundam a sociedade fazem com que as pessoas tenham comportamentos de medo e terror em relação aos morcegos. Estas situações têm feito com que várias ledas sejam passados adiante, tendo como consequência principal a redução da população destes animais, prejudicando assim o seu papel ecológico no ambiente. A escolha desta temática ocorreu diante de observações feitas durante a organização e execução de um minicurso, proposto pela disciplina de Estágio Curricular Obrigatório do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Desta forma, esta pesquisa teve como objetivo verificar os conhecimentos pré-existentes dos alunos do 7º ano do Colégio Estadual Nações Unidas, localizado no município de Aquidabã-SE, sobre a importância dos quirópteros na manutenção do meio ambiente e, a partir daí, sensibilizá-los em relação ao seu papel no ecossistema. Por meio de uma pesquisa qualitativa, foram utilizadas como instrumentos de coleta de dados: a entrevista, direcionada ao professor de ciências da turma, e o questionário, dirigido aos alunos e utilizados em dois momentos, pré e pós desenvolvimento de aula e atividade lúdica sobre a classe dos quirópteros. Após este trabalho de intervenção educativa os alunos desmistificaram mitos sobre os morcegos e perceberam a importância dos quirópteros na manutenção do ambiente, além de terem desenvolvido a consciência e relatado que a principal ameaça a estes mamíferos é o homem.
Abstract: Several fanciful thoughts that surround society cause people to behave in fear and terror about bats. These situations have caused several myths to be passed on, with the main consequence being the reduction of the population of these animals, thus damaging their ecological role in the environment. The choice of the subject of the monograph occurred in the light of observations made during the preparation and execution of a mini course, proposed by the compulsory Curricular Internship course of the Licentiate course in Biological Sciences. The aim of this research was to verify the pre-existing knowledge of 7th-year students of the United Nations State College, located in the city of Aquidabã-SE, on the importance of chiroptera in maintaining the environment and, from there, sensitizing them in relation to their role in the ecosystem. Through a qualitative research, data collection instruments were used: the interview, directed to the teacher of the class sciences, and the questionnaire, addressed to the students and used in two moments, pre and post class development and play activity on the class of bats. After this work of educational intervention the students demystified myths about bats and realized the importance of bats in maintaining the environment, in addition to having developed consciousness and reported that the main threat to these mammals is man.
Keywords: Biologia
Ensino de biologia
Ensino de ciências
Ensino médio
Morcego
Quiróptero
Science teaching
Bat
Chiropter
Subject CNPQ: CIENCIAS BIOLOGICAS::ZOOLOGIA
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe
Department: DBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencial
Citation: MENESES, Andreza Cardoso. Sondagem sobre o conhecimento da importância ambiental da Ordem Quiróptera em uma turma do 7° ano do Ensino Médio. São Cristóvão, SE, 2017. Monografia (Licenciatura em Biologia) - Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2017.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8811
Appears in Collections:Biologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Andreza_Cardoso_Meneses.pdf1,91 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.