Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8815
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSousa, Maria Aparecida-
dc.contributor.authorLima, Iara Maria Campelo-
dc.date.accessioned2018-08-30T16:16:47Z-
dc.date.available2018-08-30T16:16:47Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationLIMA, I. M. C.; SOUSA, M. A. Potencialidades da TV e vídeo na aprendizagem da escrita no 4º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Municipal Leniza Menezes de Jesus, em Ribeirópolis/Sergipe. Scientia Plena, São Cristóvão, SE, v. 10, n. 4(B), 2014. Disponível em: <https://www.scientiaplena.org.br/sp/article/view/1926/962>. Acesso em: 30 ago. 2018.pt_BR
dc.identifier.issn1808-2793-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8815-
dc.description.abstractThis paper aims to present a discussion about understanding the potential use of TV / Video in writing learning. The study results from qualitative research conducted in the 4th year of primary school “Municipal College Leniza Menezes de Jesus” in Ribeiropolis /SE in 2011. A case study was conducted and used as tools of observation and small cartoon movies Mauricio de Sousa, Aesop's fables, Toquinho´s songs , and other videos . The research was grounded in historical perspective with emphasis on social studies Vygotsky, Moran , and Franzão Bosseli . The final considerations revealed the power of meaning in learning the writing and imply that the videos linked to reality used to develop students' social emotional issues. On the topic of children's stories the similarities between the experiences of the characters and the daily life of students attracted our apprentices the pleasure of writing.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherAssociação Sergipana de Ciênciapt_BR
dc.relation.ispartofScientia Plenapt_BR
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectMídia em educaçãopor
dc.subjectEscritapor
dc.subjectMedia in educationeng
dc.subjectWritingeng
dc.subjectLearningeng
dc.titlePotencialidades da TV e vídeo na aprendizagem da escrita no 4º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Municipal Leniza Menezes de Jesus, em Ribeirópolis/Sergipept_BR
dc.title.alternativeTV and video capabilities in literacy in the 4th year of elementary school in the Municipal College Leniza Menezes de Jesus in Ribeiropolis/Sergipeeng
dc.typeArtigopt_BR
dc.identifier.licenseCreative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo tem como objetivo apresentar uma discussão a respeito da compreensão das potencialidades do uso da TV/Vídeo no aprendizado da escrita. O estudo é decorrente da pesquisa qualitativa desenvolvida no 4º ano do ensino fundamental do Colégio Municipal Leniza Menezes de Jesus, em Ribeirópolis/SE, em 2011. Foi realizado um estudo de caso e utilizados como instrumentos a observação e pequenos filmes de desenhos animados de Mauricio de Sousa, fábulas de Esopo, músicas de Toquinho, e outros vídeos. A pesquisa foi fundamentada na perspectiva sócio histórica com ênfase nos estudos de Vygotsky, Moran, Franzão e Bosseli. As considerações finais revelaram o poder da significação para aprendizagem da escrita e isso implica em que os vídeos utilizados desenvolvam temáticas vinculadas à realidade sócio afetiva dos alunos. Na temática das histórias infantis as semelhanças entre as vivências dos personagens e o cotidiano dos alunos despertaram nos aprendizes o prazer pela escrita.pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:DED - Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PotencialidadesTV-VideoAprendizagem.pdf1,05 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.